Notícias

Autoridades em evento de assinatura de convênio entre Governo do Estado e o Município de Planalto

Convênio autoriza Planalto a renovar contrato com Sanepar

15/08/2019

Novo contrato, a ser assinado em breve, prevê implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto na cidade

O Governo do Estado do Paraná e o Município de Planalto, na região Sudoeste, assinaram na manhã desta quinta-feira (15) convênio de cooperação que autoriza o Município a estabelecer Contrato de Programa com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para a prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário para os próximos 30 anos.

O convênio foi assinado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, e pelo prefeito Inácio José Werle, na presença do gerente regional da Sanepar, Ativo Miguel Beier, que representou a diretoria da Companhia.

O contrato de programa a ser assinado prevê investimentos em torno de R$ 30 milhões que serão aplicados na manutenção de 100% no atendimento com água tratada para os moradores da sede urbana do município e para a implantação do sistema de coleta e tratamento do esgoto. A meta é alcançar 70% no índice de cobertura com a rede coletora de esgoto na cidade. Hoje, a Sanepar abastece com água tratada 3.054 domicílios da cidade.

O prefeito Werle falou que o que está programado não é um projeto pequeno, mas um grande projeto social. “Não são obras que vão render lucro ou dividendos para a Sanepar. São investimentos mais sociais do que econômicos”, afirmou o prefeito.

Além desses compromissos, a parceria irá beneficiar Planalto com o repasse de 1% do faturamento mensal no município ao Fundo Municipal de Meio de Saneamento Básico Ambiental (FMSBA). Outra vantagem é bonificação nas faturas de água e no futuro do esgoto dos prédios públicos municipais.

O gerente Ativo confirma que o novo contrato trará benefícios sociais e ambientais. “A Sanepar tem, em todas as suas frentes de atuação, o trabalho focado na prestação dos serviços de saneamento ambiental para melhorar a qualidade de vida. A perspectiva de mais uma cidade ter o sistema de coleta e tratamento de esgoto corrobora a preocupação com as questões ambientais.”

Galeria

  • Autoridades em evento de assinatura de convênio entre Governo do Estado e o Município de Planalto
  • Autoridades em evento de assinatura de convênio entre Governo do Estado e o Município de Planalto
  • Autoridades em evento de assinatura de convênio entre Governo do Estado e o Município de Planalto