Notícias

Copel, Sanepar e Celepar discutem Espaço das mulheres no mercado de trabalho

11/04/2017

Os comitês de diversidade de gênero da Copel e da Sanepar, em parceria com a Celepar, realizam nesta quarta-feira (12), em Curitiba, uma tarde de diálogo sobre a equidade de gênero. Primeiro de uma série, o Fórum Gêneros Diferentes, Direitos Iguais é uma ação inédita que une as três organizações na promoção do debate sobre o espaço das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade.

A advogada Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski, presidente da Comissão de Estudos de Violência de Gênero da OAB/PR, Claudia Coser, integrante do Movimento Nós Podemos Paraná, e Luize Surkamp, auditora fiscal do trabalho no Paraná vão falar sobre assédio e direitos humanos na perspectiva de gênero. As palestras serão seguidas de debate e transmitidas pela internet para todo o Paraná.

Para o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, o momento é oportuno para a discussão do tema, já que a Companhia aderiu aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), entre os quais se inclui a Igualdade de Gênero. “Estamos caminhando rumo a um novo entendimento enquanto organização e sobre o papel que temos na sociedade. Reconhecemos que temos muito a avançar, mas estamos atentos e dispostos a construir condições iguais para homens e mulheres dentro da Sanepar”.

O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a assumir o compromisso com as metas globais definidas pela ONU. Em 2016, o governador Beto Richa assinou decreto incluindo os objetivos da ONU como metas a serem alcançadas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado.

EQUIDADE@SANEPAR Na Sanepar, no final de 2016 foi lançado o programa Equidade@Sanepar, que pretende promover condições para que mulheres e homens sejam tratados de forma justa. “O tratamento pode ser igual ou diferenciado, levando-se em consideração o equivalente em termos de direitos, benefícios e obrigações”, explica Claudia Trindade, empregada da Companhia há 34 anos e atual presidente das Fundações Sanepar.

Serviço:
Fórum Gêneros Diferentes, Direitos Iguais
Data: 12 de abril de 2017
Horário: das 13h30 às 16h
Local: Rua Coronel Dulcídio, 800
Transmissão ao vivo: http://webcast.pr.gov.br/celepar/eventos/372/

Galeria