Notícias

Cassiane Saboreti, 6 anos, aprendeu que não se pode jogar lixo na rua

Crianças entendem importância da reciclagem

30/04/2015

Em três dias apresentações alcançaram cerca de 2 mil alunos de Cianorte, São Tomé e Terra Boa

Apresentações do teatro “Heróis da Reciclagem” sensibilizaram cerca de dois mil alunos da rede municipal de ensino no Noroeste do Estado para a correta separação dos resíduos gerados em suas residências. O espetáculo foi apresentado entre os dias 27 e 29 em Cianorte, São Tomé e Terra Boa. A atividade foi promovida pela Companhia de saneamento do Paraná (Sanepar).

A peça apresenta quatro personagens que representam os principais tipos de resíduos sólidos recicláveis (sacolas plástica e de papel, latinha e garrafa de vidro) e que lutam contra o Monstro do Desperdício. A dinâmica do espetáculo faz com que os alunos aprendam se divertindo e se coloquem no papel de heróis para promover a correta separação do lixo em suas residências.

Dentre os personagens da peça, o que mais chama a atenção das crianças é a sacola plástica, que ensina o significado de reciclar, reutilizar e reduzir. “Gostei da sacolinha e ela me ensinou sobre o lixo, como reaproveitar”, diz a pequena Monique Ferreira dos Santos, de 5 anos de idade e aluna da Escola Municipal Lídia Usuy Ohi, de Cianorte. Com 6 anos de idade, Cassiane Saboreti, estudante do 1.º ano da Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierres, dá o recado: “não podemos jogar lixo na rua. Não é certo!”. Heloisa Maria da Trindade, com 5 anos, aluna da Gonçalo Gutierres, disse ter gostado da sacolinha plástica, mas afirma: “não gosto do mostro”. Para Heloisa “reciclar é legal”.

Em Cianorte a Sanepar opera o Aterro Sanitário, que recebe os resíduos da população de Cianorte, Terra Boa e São Tomé, totalizando mais de 98 mil habitantes. Juntas, as três cidades geram 58.300 Kg por dia, resultando em uma média de 1,750 milhão kg/mês. Desse volume total, aproximadamente 26% dos materiais que poderiam ser reciclados são encaminhados indevidamente.

Galeria

  • Cassiane Saboreti, 6 anos, aprendeu que não se pode jogar lixo na rua
  • Sacola plástica é o boneco de fantoche que as crianças se apaixonam
  • Somente na manhã da terça-feira, cerca de 400 crianças se divertiram com os heróis da reciclagem