Notícias

Cuidados com Bacia do Pato Branco marcam Dia do Meio Ambiente na região

04/06/2019

Ações visam despertar para os cuidados, preservação e conservação dos rios da região que contribuem para o abastecimento público

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Rio Pato Branco é alvo de ações do grupo de trabalho de  preservação e conservação de mananciais de abastecimento da Sanepar na região de Pato Branco. Os eventos têm parceria com as prefeituras de Pato Branco, Mariópolis e Vitorino, com as cooperativas agrícolas que atendem aos três municípios, Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Emater e Sanepar. O objetivo do grupo de trabalho é apropriar-se da realidade das bacias de mananciais e propor  projetos, planos de ação que visem melhorar a gestão dos corpos hídricos e, consequentemente, a condição de operação do sistema de tratamento de água.

A programação começa em Mariópolis na quarta-feira (5), às 9h, com palestra sobre a Bacia do Rio Pato Branco para alunos da Escola Municipal Padre Eduardo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O rio, que é manancial de abastecimento de Pato Branco, tem suas nascentes nos municípios de Mariópolis e Vitorino requer ações e cuidados de todos.

No mesmo dia, os parceiros na proteção do Rio Pato Branco se reúnem às 14h, na Prefeitura de Mariópolis, onde será feita a apresentação da proposta do plano de ação e os encaminhamentos  necessários para a continuidade da parceria em prol da conservação e preservação da  bacia do Rio Pato Branco. Além da equipe da Sanepar, estarão presentes o prefeito Neuri Roque Rossetti Gehlen, secretários municipais e os representantes da Cooperativa Agrícola São Cristóvão.

Na quinta-feira (6) o grupo de trabalho vai se reunir no Centro de Treinamento da Sanepar, em Pato Branco, para fazer o balanço geral das atividades desenvolvidas e para discutir e ajustar a programação com as novas ações de preservação previstas para o manancial de abastecimento de Pato Branco.

Ainda em Pato Branco será feita mais uma ação do programa de coleta de óleo de cozinha, em parceria com a família rotária. No sábado (8), será feita coleta de óleo usado no Bairro Bela Vista. O óleo coletado será destinado para empresa de reciclagem. Os valores arrecadados serão repassados para a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). A destinação adequada do óleo promove uma ambiente mais saudável para todos e melhora o sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade.

As ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente se encerram dia 11 de junho em Clevelândia na Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (FAMA).  Será realizada uma oficina com o tema “Proteção das águas: muito além da torneira”, com foco na bacia hidrográfica em especial do Rio do Brinco que auxilia no abastecimento de Clevelândia.

Galeria