Notícias

Fechar o registro do cavalete de água é uma importante medida preventiva

Cuidados com ligação de água evitam desperdícios

16/12/2014

Antes de viajar, verifique se torneiras e válvulas de descarga estãofuncionando adequadamente

O período de férias chegou, mas antes de viajar as pessoas devem tomar alguns cuidados com as instalações hidráulicas da casa e com a ligação de água. A Sanepar orienta seus clientes para que adotem algumas medidas simples, para evitar transtornos e aborrecimentos. Uma delas é verificar se torneiras e válvulas de descarga estão funcionando adequadamente. Fechar o registro do cavalete de água é outra importante medida preventiva.

“Com estas atitudes os moradores podem evitar desperdícios e possíveis excessos de consumo”, explica o gerente da Sanepar em Maringá, Frederico Cuba. “Uma única torneira com vazamento de um milímetro de água pode desperdiçar milhares de litros”, alerta. O registro do cavalete fechado também evita problemas provocados por vazamentos que possam ocorrer nas tubulações ou na caixa-d'água.

Cuba também orienta os clientes a protegerem o cavalete contra ações de vândalos. “A instalação de uma caixa com grade removível, além de proteger o hidrômetro e outros componentes, dificulta o roubo e a ação de depredadores, que podem causar prejuízos financeiros e de consumo de água nos imóveis”, ressalta. Outra medida importante é facilitar a leitura do hidrômetro pelo agente comercial da empresa neste período.

Se o imóvel estiver fechado e for impossível acessar o hidrômetro, o lançamento do consumo mensal poderá ser feito pela média. Pelo telefone 0800 200 0115, pode-se obter a data da leitura mensal. O cliente também pode autorizar o pagamento da fatura de água através de débito em conta corrente. Dessa maneira, não corre o risco de ter o fornecimento de água suspenso.

EVITE DESPERDÍCIOS – Os vazamentos são grandes vilões. É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente; se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedando adequadamente.

Para evitar desperdício, os consertos devem ser feitos assim que o cliente perceber, em qualquer época do ano. No entanto, com o imóvel fechado os problemas podem se acentuar e aumentar o valor da conta de água, em função dos vazamentos.

Galeria

  • Fechar o registro do cavalete de água é uma importante medida preventiva