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População participa ativamente das reuniões do Programa Comunidade Sanepar

Curitiba e Campo Largo têm reuniões do Comunidade Sanepar

24/06/2016

Programa possibilita comunicação direta entre moradores e gestores da companhia

Moradores do Bairro Alto, em Curitiba, e da Ferraria, em Campo Largo, participaram da 7.ª e 8.ª edições do Programa Comunidade Sanepar, que procura levar informações sobre o trabalho da Companhia para mais perto da população.

Os locais para as reuniões do Programa são identificados a partir das demandas por serviços da empresa ou onde serão anunciadas ou entregues obras dos sistemas de água ou de esgoto.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, explica que, com esta iniciativa, os técnicos da empresa respondem questionamentos dos moradores e agilizam o atendimento das demandas pessoais e da comunidade. “Essa busca de aproximação responde aos anseios que vemos em todos os locais onde passamos. O Programa é uma iniciativa importante para nossa política de melhorar sempre os serviços que prestamos”, explica.

Nas reuniões são apresentados o vídeo institucional da Sanepar e outros dois filmes curtos, um sobre água e outro sobre esgoto. Também são passados dados sobre o trabalho e a abrangência dos serviços da Sanepar, informações e dicas sobre uso racional da água, vazamentos, caixa-d’água, caixa de gordura, ligação correta de esgoto e descarte incorreto de resíduos na rede de esgoto, entre outros assuntos. Os participantes podem escrever suas dúvidas no início da reunião. Algumas delas são sorteadas e respondidas pelos técnicos ainda durante o encontro e, as demais, serão analisadas pelas equipes do Programa Comunidade Sanepar e respondidas posteriormente. Nas reuniões há sorteio de brindes e coquetel.

No Bairro Alto, os trabalhos foram coordenados pelo diretor comercial da Sanepar, Antonio Carlos Belinati, e na Ferraria, pelo diretor de Operações, Paulo Alberto Dedavid. Em ambos os locais, estiveram presentes empregados da Sanepar e os gerentes de Unidades Regionais responsáveis pelas áreas atendidas. No Bairro Alto, esteve a gerente Luciana Dolci e na Ferraria, o gerente Raphael Tadashi.

COMUNIDADE BAIRRO ALTO - Entre os presentes, estavam Ana Lucia de Souza, do lar, e seu esposo Carlos Nei Rodrigues, desempregado. Eles esperam uma ligação de água no local onde vivem. “Nossa área ainda não tem ligação em cada casa porque a prefeitura exige a escritura e não temos. A Sanepar está atendendo com uma torneira comunitária para que a gente não fique sem água, mas o que nós sonhamos mesmo é ter uma ligação para cada morador. A gente quer pagar direitinho o que gastar de água. Viemos ver se dá para fazer isso”, disse Carlos.

A estudante Marcela Machado, da 4.ª série do Ensino Fundamental, foi com a avó e a tia, ansiosa por descobrir como fazer para visitar a Sanepar. “Eu queria muito conhecer a Sanepar, tenho curiosidade. Agora, acho que vou conseguir ir lá”, disse a aluna.

No Bairro Alto, também participaram muitos representantes de associações locais, que buscavam conhecer melhor a Sanepar para levar a seus associados informações e orientações sobre a empresa. Entre eles, estavam a presidente da Associação de Apoio ao Idoso, Marlene Veiga, e a arquiteta Cristiane Lopes, presidente da Associação Sustentaris, que atua com ações ligadas à Agenda 21. Para ambas, o evento pode ajudar a estreitar laços com outras lideranças locais e com os empregados da Sanepar para resolver problemas do Bairro Alto e região. “Se eu não sei o que fazer, como vou ajudar quem me procura? Eu entendo que esse intercâmbio de informações e de contatos é importante para o poder público e para a população, criando e fortalecendo uma real parceria para trazer desenvolvimento e soluções que precisamos”, disse Cristiane.

COMUNIDADE FERRARIA - Em Campo Largo, o pedreiro José Rivelino Reis foi em busca de uma solução para uma questão simples: ele e a sogra usam a mesma ligação. “Era bom que cada casa tivesse o seu relógio. Minha casa é de fundos e uso o mesmo da minha sogra. Nós somos bem econômicos e acho que minha conta diminuiria se eu pudesse ter minha ligação individual”, disse. No mesmo evento, a moradora Amélia Salete Ribeiro queria saber se tinha direito à tarifa social e à rede de esgoto.

Galeria

  • População participa ativamente das reuniões do Programa Comunidade Sanepar
  • Dona Amélia Salete Ribeiro foi à reunião buscar seu direito à tarifa social
  • José Rivelino Reis foi pedir a ligação individualizada de água