Notícias

Curitiba e Região Metropolitana seguem rodízio de abastecimento

18/03/2020

Empresa orienta uso consciente da água, com prioridade para alimentação e higiene pessoal

A Sanepar informa que implantou rodízio de abastecimento em bairros de Curitiba e Região Metropolitana, seguindo programa preestabelecido. A medida se faz necessária devido à brusca queda na produção de água, causada pela estiagem das últimas semanas – situação agravada pelo aumento no consumo em função das altas temperaturas.

Para minimizar os impactos entre as regiões mais afetadas, a Sanepar está fazendo rodízio de abastecimento entre os bairros, seguindo programação preestabelecida. A parada no fornecimento de água iniciará sempre às 8h, com normalização prevista para a manhã do dia seguinte.

A recuperação da distribuição de água é sempre gradativa, sendo mais rápida em algumas regiões, e mais lenta em localidades mais distantes dos centros de reservação.

USO RACIONAL - a Sanepar orienta a população para fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo para alimentação e higiene pessoal. Diante da pandemia de coronavírus, deve-se usar a água para lavar bem as mãos e os pulsos, mas pode-se evitar banhos demoradoers e adiar atividades não emergenciais, como lavagem de carros e calçadas.

Reutilize a água do enxágue da máquina de lavar ou do tanque para lavagem de calçados, pisos, tapetes, rega de plantas e mesmo para descarga de vasos sanitários. Verifique vazamentos em torneiras e tubulação interna do imóvel. Mantenha fechada a torneira em atividades como escovar os dentes, fazer a barba e lavar a louça.

Clientes que não possuem caixa-d’água podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter reservatório domiciliar com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. A caixa-d’água deve armazenar pelo menos 500 litros.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo Sanepar Mobile.

Para saber se o seu bairro está desabastecido, veja a programação aqui no site

Galeria