Notícias

O curso abordou, de forma prática e téorica, como fazer a ligação de esgoto

Curso da Sanepar ensina como ligar corretamente o imóvel à rede de esgoto

01/06/2015

Empresa qualifica mão de obra para que a ligação seja feita de maneira correta nas novas ligações de esgoto em Imbaú

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) capacitou 17 trabalhadores da construção civil de Imbaú para executar corretamente a ligação intradomiciliar de esgoto. Agora todos estão aptos a realizar o trabalho seguindo critérios técnicos, de forma a preservar o meio ambiente e a evitar problemas aos usuários.

O curso, que a Sanepar oferece de forma gratuita nos municípios onde executa obras no sistema de esgoto, tem como objetivo qualificar mão de obra para fazer a interligação. Em Imbaú, foi realizado na última semana, com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social e da Agência do Trabalhador do município.

Técnicos da Sanepar repassaram informações sobre todo o funcionamento do sistema, desde os materiais utilizados até a importância social do sistema de esgotamento sanitário. Para Pedro Sloboda, na construção civil há 5 anos, “o curso foi excelente para quem está no ramo, aprendemos mais ainda, somando com aquilo que já sabíamos e agora até podemos passar pra frente para mais colegas quando aparecerem oportunidades de trabalho”, diz. Morador da vila Bela Vista e já interligado ao sistema, ele destaca que achou muito interessante o processo de tratamento de esgoto, até ser devolvido ao meio ambiente em forma de efluente tratado.

“O curso foi muito bom. Aprendi muito, entendi bem a técnica de trabalhar para ligar na rede de esgoto e fazer o serviço bem feito”, avalia Augusto Moraes Valentim, que trabalha há 20 anos no ramo da construção civil. Satisfeito com a implantação do sistema de esgoto na cidade, está concluindo a construção de sua nova casa no Bairro Oliveira, onde poderá fazer a interligação à rede, pois o bairro já está liberado para uso do sistema.

INVESTIMENTO - O gerente Juarez Wollz destaca que desde o início do ano, cerca de 90% dos imóveis beneficiados pela obra de implantação do sistema de esgoto já estão integrados ao sistema em Imbaú, que atende aos bairros Bela Vista, São Cristóvão, Oliveira, Jardim Pioneiros e parte do centro da cidade. Ainda este ano terão continuidade as obras para a instalação de coletores para atender as vilas Nogueira e Nadal, que aguardava decisão judicial.

Além do esgoto, a Sanepar também está realizando outros investimentos em Imbaú, como melhorias operacionais no sistema de abastecimento, revitalização da estação de tratamento de água e reforma da central de relacionamento, para melhor atendimento aos clientes. Em abril, a empresa também concluiu as obras de integração das vilas rurais Faxinal de São Pedro e Charqueadinha ao sistema de abastecimento da cidade, beneficiando 270 famílias com água tratada.

Galeria

  • O curso abordou, de forma prática e téorica, como fazer a ligação de esgoto
  • O curso abordou, de forma prática e téorica, como fazer a ligação de esgoto