Notícias

Crianças participam de evento do Dia do Rio Iguaçu

Dia do Rio Iguaçu é comemorado em Foz do Iguaçu

17/11/2017

Durante evento, foram apresentadas ações para a conservação da bacia, fonte de abastecimento público e de geração de energia elétrica

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, e a vice-governadora Cia Borghetti participaram, nesta sexta-feira (17), das comemorações do Dia do Rio Iguaçu, em Foz do Iguaçu. A vice-governadora é coordenadora do Comitê de Revitalização do Rio Iguaçu, e a Sanepar, além de patrocinadora do evento, é integrante do Comitê de Revitalização.

Liderado pelo Governo do Estado com o apoio de várias entidades, o projeto teve início há dois anos com o objetivo de recuperação e conservação da bacia do rio. Em Foz, foram apresentadas as principais ações desenvolvidas pelo comitê.

Chaowiche destacou que o Rio Iguaçu tem importância significativa para o Paraná e merece o esforço da sociedade para a sua conservação. “Hoje, mais de 40 entidades estão envolvidas em ações de conservação desta bacia. Pela sua dimensão e relevância ambiental, social e econômica, o rio deve ter a união da sociedade para que seja recuperado. Ele é fonte de abastecimento público, energia e turismo, com as Cataratas”, ressaltou.

A vice-governadora Cida Borghetti disse que o compromisso do Governo do Paraná é devolver o Rio Iguaçu para os paranaenses. Ela citou a experiência da Coréia do Sul que em três anos limpou e recuperou um dos principais rios do país.  “O trabalho é referência mundial e estamos estudando o aproveitamento dessa experiência e de outras de sucesso”, afirmou.

Entre os programas apresentados, foi destaque o “Se ligue nesta idéia, sem óleo na rede”, desenvolvido pela Sanepar e que estimula a coleta e reciclagem do óleo de cozinha usado. Outro programa apresentado foi o Moringa Cheia, também da Sanepar, que financia projetos de conservação da mata ciliar desenvolvidos por pequenos agricultores.

AÇÕES – Em pouco mais de dois anos, o Grupo Gestor do Rio Iguaçu (GGRI), coordenado por Mario Celso Cunha, da Sanepar, já plantou mais de 400 mil mudas de árvores nativas, retirou mais de 500 mil toneladas de lixos dos rios e realizou ações de educação ambiental e de drenagem e implantou muros de contenção ao longo das margens dos rios que formam a bacia. Em parceria com as prefeituras, passou a ser frequentes o monitoramento e as pesquisas da qualidade da água.

TURISMO – Durante o evento, também foi divulgado o projeto Rotas Turísticas do Rio Iguaçu. A deputada Maria Victória falou sobre o projeto de lei que pretende estimular o turismo sustentável para estimular o desenvolvimento social e econômico da região. “Mais de 100 municípios fazem parte da bacia do Rio Iguaçu e o projeto implica promover ações justas e economicamente viáveis, respeitando o meio ambiente.”

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, destacou que as ações anunciadas garantem o futuro da economia sustentável da região. “Todas as ações de preservação realizadas na bacia do Rio Iguaçu contribuem para que as Cataratas do Iguaçu continuem a ser uma das sete maravilhas da natureza.”

GRUPO GESTOR - Com 1.300 km de extensão e 23 afluentes, o Rio Iguaçu é o maior rio do Paraná, ocupando 33% do território do Estado e abrangendo 113 municípios.

Em 2015, o governador Beto Richa instituiu o Grupo Gestor do Rio Iguaçu (GGRI), que desenvolve políticas e ações para recuperação do rio em suas áreas mais críticas e para manter a qualidade da água nos trechos onde ele ainda está preservado.

O Grupo Gestor é composto por 11 entidades oficiais do Paraná: Sanepar, Copel, Instituto Águas Paraná, Instituto Ambiental do Paraná, secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Desenvolvimento Urbano, do Planejamento, da Agricultura e Abastecimento, além do Lactec, Casa Civil e Vice-Governadoria.

Também participaram do evento o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o diretor jurídico da Itaipu Binacional, César Zilioto, e o diretor jurídico da Copel, Cristiano Hotz.

Galeria

  • Crianças participam de evento do Dia do Rio Iguaçu
  • Presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, em evento em Foz do Iguaçu
  • Presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, em evento em Foz do Iguaçu
  • Presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, em evento em Foz do Iguaçu
  • Prefeito de Foz, Chico Brasileiro, ministro da Saúde, Ricardo Barros, Mounir e Cida Borghetti
  • Glauco Requião, diretor da Sanepar, com Cida Borghetti durante evento
  • Gerente regional da Sanepar, Newton Mollinari, recebe Diploma Amigo do Rio Iguaçu