Notícias

Dia Mundial Sem Carro reúne 350 pessoas em passeio ciclístico em Foz

08/10/2018

A Sanepar promoveu no Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), em Foz do Iguaçu, o 3º. Pedalágua – Passeio Ciclístico. Neste ano, mais de 350 ciclistas andaram por 23 km em trilhas de asfalto, pedra e terra no interior da Usina de Itaipu, que foi uma das apoiadoras do evento. O passeio terminou no mirante do Canal da Piracema numa tarde de sol e temperatura em torno dos 30 graus.  

O passeio ciclístico teve o objetivo de incentivar atividades que promovam a saúde e a mobilidade urbana. A mobilidade urbana não é preocupação só das grandes cidades. Em Foz do Iguaçu, a média de veículos licenciados, entre carros, caminhões, ônibus e motos, é de 1,5 veículo por pessoa. E, atualmente existem, de acordo com o Foztrans - órgão de gestão do trânsito, 24,4 km de ciclovias instaladas em diversas ruas e avenidas. A implantação de outros 36 km faz parte do planejamento da cidade.

O gerente regional da Sanepar em Foz, Nilton Perez, afirma que o evento é uma iniciativa dos empregados que querem chamara atenção para alternativas de transporte urbano. “É missão da empresa incentivar e promover a sustentabilidade.”

Lidiomar Teixeira, que trabalha na Sanepar em Foz, participou do passeio. Ele contou que, há pouco mais de um ano, trocou o carro pela bicicleta para enfrentar os 28 km de ida e volta do trabalho. Lidiomar diz que a prática só trouxe benefícios. “Além da economia financeira, melhorou a minha saúde e dou exemplo de prática de exercício físico para minha família. Também ampliei meu círculo de amizades”, afirma. Ele integra um dos grupos de ciclistas da cidade que, nos finais de semana, fazem circuitos na região.

Alex Guimarães é iniciante no ciclismo. “Esta é a primeira vez que participo de um passeio ciclístico”, afirma. No final do percurso, Alex disse que foi cansativo, mas muito divertido. “Valeu a pena.”

PEDALÁGUA – A primeira edição do Pedalágua foi realizada em 2016 e teve como objetivo incentivar a prática de exercícios entre os empregados da empresa. O movimento cresceu e, no ano passado, além dos empregados da Companhia teve a participação de ciclistas de Foz do Iguaçu, totalizando 100 pessoas que fizeram o percurso por ruas e avenidas da cidade.

Neste ano, o passeio, além da Itaipu, também teve apoio da Altair Cycle, Foz bike, Armazém Bike Shop, Super Bike, Bike Center, Mannes Store, Bike Iguaçu, Pratick Saúde, Café Bike Shop e Bike Turbo.

Galeria