Notícias

Diretoria da Sanepar visita obras do Sistema Passaúna

22/02/2019

Obras estão previstas no Plano Diretor para garantir abastecimento até 2040

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, visitou nesta sexta-feira (22) as obras de melhoria que estão sendo executadas no Sistema Passaúna, na Região Metropolitana de Curitiba. Com investimentos de mais de R$ 6 milhões, essas obras estão previstas no Plano Diretor do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) a fim de assegurar abastecimento com água potável até o ano de 2040.

O presidente estava acompanhado dos diretores de Investimentos, Joel Macedo, de Operações, Paulo Dedavid, e de Meio Ambiente, Júlio Gonchorosky. Os detalhes da obra foram explicados pelo gerente geral da Região Metropolitana, Antônio Carlos Gerardi, pela gerente de Produção de Água, Rita Becher, pelo gerente de Projetos e Obras de Curitiba, Anderson Presznhuk, e pelo gerente de Eletromecânica de Curitiba, Pedro Augusto Mikowski, além de técnicos e engenheiros.

O Sistema Passaúna abastece mais de 800 mil pessoas de Curitiba e Região Metropolitana. As obras tiveram início em abril de 2018, com melhorias no sistema de reservação, dos filtros e módulos da estação de tratamento de água e início da construção de uma nova estação elevatória de água tratada. Também está em reforma o sistema elétrico da Estação de Tratamento de Água (ETA), com substituição do transformador.

A ETA foi inaugurada em maio 1986 e passa agora por essas obras que vão prolongar a vida útil do sistema, garantindo segurança, qualidade e regularidade dos serviços. As obras geram 246 empregos diretos e mais 1.320 indiretos. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até junho.

Galeria