Notícias

Duchas instaladas na areia da praia atraíram 700 mil pessoas

Duchas instaladas na areia da praia atraíram 700 mil pessoas

25/02/2015

Além da chuveirada do “Chuá”, Sanepar levou informações e orientações sobre o uso racional da água tratada durante As 60 duchas para banho dos veranistas instaladas na areia nos pontos de maior movimento nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal foram utilizadas por 700 mil pessoas, que puderam retirar a areia e o sal do corpo na praia mesmo. As duchas sustentáveis utilizam a própria água do mar, tratada com cloro e filtrada com carvão ativado. Pelo segundo ano, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi a responsável pelo serviço. As atividades da Operação Verão da Sanepar foram encerradas no último domingo (22) e tiveram duração de 60 dias.

Além das duchas do “Chuá”, a Companhia distribuiu sacolas para a coleta do lixo individual dos veranistas na praia, folderes informativos sobre diversos temas, como o uso das piscinas, a limpeza da caixa-d’água e dicas de economia e uso racional da água tratada. Outros materiais foram entregues, como viseiras, garrafas squeze e coletores de bituca. Os restaurantes e bares de Matinhos, Pontal, Guaratuba e Morretes aderiram à proposta da Sanepar de sensibilização dos veranistas e, numa grande parceria com a Companhia, utilizaram nesse período 300 mil informativos para bandejas e mesas. Durante os dias de Carnaval foram entregues leques com mensagem sobre o uso racional da água.

O ônibus EcoExpresso Sanepar, destinado a atividades educativas, recebeu a visita de mais de 5.500 pessoas durante os 28 dias que esteve aberto à visitação no Litoral. Maquetes e outros recursos visuais são utilizados pelos educadores ambientais da Sanepar treinados especialmente para as visitas ao EcoExpresso, onde é demonstrado todo o ciclo da água, os cuidados com o tratamento adequado da água e do esgoto nas cidades atendidas pela Companhia, os processos de geração de energia a partir do gás metano, a destinação do lodo de esgoto tratado para a agricultura e o tratamento adequado dos resíduos sólidos.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO – O gerente da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves, afirma que, ao longo de 2014, além dos investimentos para a ampliação do sistema de abastecimento de água, obras de manutenção, como interligações de redes e manobras operacionais, possibilitaram melhorias na distribuição da água nas cidades atendidas pela Sanepar. Ele destaca ainda que também houve mudança no comportamento da população quanto ao uso da água tratada distribuída pela Sanepar. “No início da temporada, nós pedimos às pessoas para que colaborassem e a população entendeu o seu papel quanto ao uso racional da água, sem desperdiçar”, avalia o gerente.

Galeria

  • Duchas instaladas na areia da praia atraíram 700 mil pessoas
  • Duchas instaladas na areia da praia atraíram 700 mil pessoas
  • Duchas instaladas na areia da praia atraíram 700 mil pessoas
  • Duchas instaladas na areia da praia atraíram 700 mil pessoas