Notícias

EcoBike reúne 500 pessoas em Maringá para promover a preservação ambiental

05/06/2012

Evento foi organizado por empregados da Sanepar e pelo grupo Pedala Maringá

Asfalto, terra, plantações agrícolas e muita natureza. Este foi o cenário para cerca de quinhentas pessoas que participaram, na manhã do último domingo (3) da 4.ª edição do EcoBike, organizado por funcionários da Sanepar e pelo grupo “Pedala Maringá”, em parceria com o Sesc/Maringá e outras instituições. O passeio ciclístico aconteceu em Maringá e antecipou as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece nesta terça-feira (5).

A aventura dos ciclistas começou na sede da Sanepar e estendeu-se por um percurso de 28 km (ida e volta), até a unidade de captação da empresa, no Rio Pirapó. “Foram momentos de diversão e muita reflexão”, explicou Francisco Freire, um dos organizadores do evento. “Além de divulgar a bicicleta como um meio de transporte alternativo e viável, proporcionamos aos participantes um contato direto com a zona rural, com a natureza e com os impactos ambientais gerados por todos nós”, enfatizou.  

O engenheiro civil Roberto Takashina participou das quatro edições do EcoBike. Ele considera o evento um dos maiores e mais estruturados de Maringá. “Além de pedalar, também discutimos temas como mobilidade urbana e preservação ambiental, conscientizando a população sobre a prática do ciclismo como esporte, lazer e meio de transporte ecologicamente correto”, destacou Takashina. 

O funcionário da Sanepar Mário Albertoni também participou de todas as edições do passeio. Para ele, este tipo de evento faz com que as pessoas comecem a pensar no uso da bicicleta como um meio de transporte que vai além da diversão. “É um investimento na saúde e na preservação ambiental pois, ao reduzir o uso do carro como meio de transporte, também reduzimos a poluição e os impactos ambientais causados pelos automóveis”, explica.

Fórum – As discussões sobre ciclismo e natureza começaram nos dias 1.º e 2 de junho, no Sesc/Maringá, durante o 1.º Fórum Bicicleta e Meio Ambiente. A programação contou com palestras e debates sobre ciclismo, meio ambiente, esporte, cicloturismo, planejamento cicloviário e infraestrutura urbana. Na oportunidade, o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber, apresentou o projeto EcoCiclo, que trata do uso da bicicleta como meio de transporte e lazer. Também foram realizadas oficinas e apresentações culturais.

Galeria