Notícias

Eliane (ao centro) e Fabiana (à direita) com a mãe e os filhos, no EcoExpresso em Londrina

EcoExpresso mostra funcionamento dos serviços da Sanepar

08/05/2017

No Norte do Estado, mais de mil pessoas visitaram o ônibus na última semana

Cerca de 1,3 mil pessoas, a maioria estudantes, visitaram o ônibus EcoExpresso da Sanepar nos últimos dias no Norte do Estado. Na quarta-feira (3), o veículo esteve em Arapongas; na quinta (4) e na sexta (5), em Apucarana; e, no sábado de manhã (6), ficou em frente à Praça da Bandeira, ao lado da Catedral de Londrina, durante o projeto Tarobá em Seu Bairro. Nesta segunda e terça (8 e 9), o EcoExpresso está em Tamarana, em frente à Escola Estadual Maria Cintra de Alcântara, Av. João Domingues Gonçalves, 340.

O ônibus é equipado com maquetes que mostram os serviços de captação, tratamento e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto, e também de tratamento de resíduos sólidos, feito pela Sanepar em três cidades do Paraná. Monitores explicam aos visitantes como funciona cada processo.

A auxiliar de cozinha Eliane Fiuji estava com a família no Centro de Londrina quando visitou o EcoExpresso. Ela gostou muito. “Eu imaginava mais ou menos como funcionava. Agora, foi esclarecedor. Em casa faço a reciclagem do lixo e é importante que as crianças aprendam desde cedo. Senão, no futuro não teremos nem água”, disse. A irmã dela, Fabiana Kochi, disse que aprendeu, ali, que a água da chuva deve estar ligada na galeria pluvial e não na rede de esgoto. “Sempre pensei que fosse a mesma tubulação”, disse.

A dona de casa Eunice Flausino Rossi disse que gostou de saber como a Sanepar cuida da saúde da população. “Infelizmente, os rios estão poluídos. Sem o tratamento feito pela Sanepar seria difícil a gente beber água. As pessoas jogam lixo no meio ambiente sem se importar que isso afeta nossa saúde”, afirmou. O marido dela, o aposentado Jorge Rossi, gostou do EcoExpresso. “A gente paga pelos serviços da Sanepar e é bom ver que ela faz tudo de forma planejada, bem caprichado”, avalia.

Galeria

  • Eliane (ao centro) e Fabiana (à direita) com a mãe e os filhos, no EcoExpresso em Londrina
  • Jorge e Eunice Rossi ouvem explicação no EcoExpresso em Londrina
  • EcoExpresso ficou na Praça da Bandeira, ao lado da Catedral em Londrina
  • Em dois dias, 774 estudantes de Apucarana visitaram EcoExpresso
  • Em Arapongas, 414 estudantes visitaram EcoExpresso na quarta-feira
  • Kevin, 6 anos, no EcoExpresso em Londrina