Notícias

Eco Expresso percorre as cidades paranaenses para disseminar as boas práticas para a preservação da água

EcoExpresso Sanepar faz parada na Expo Toledo

08/10/2015

Depois desta exposição, ônibus percorrerá as cidades de Guaíra, Terra Roxa, Palotina e Assis Chateaubriand

A partir desta quinta-feira (8), a grande maquete que mostra o ciclo da água do rio ao rio estará aberta à visitação pública na Expo Toledo, no Centro de Eventos Ismael Sperafico. O EcoExpresso é uma importante ferramenta de educação ambiental que tem percorrido as cidades paranaenses para disseminar as boas práticas para a preservação da água.

No ônibus especialmente preparado com maquetes, painéis e outros recursos, os visitantes podem acompanhar o caminho que a água percorre das nascentes até chegar aos domicílios. O trajeto mostra a formação dos rios, os processos de captação e de tratamento da água. Depois de utilizada, a água, em forma de esgoto, sairá das casas para chegar às estações de tratamento. Nessa parte, destaca-se a diferença entre a rede coletora de esgoto e a galeria de águas pluviais.

Quando o esgoto chega às estações de tratamento, observa-se a diferença entre a bacia hidrográfica utilizada para captação de água de abastecimento público e a bacia que recebe o efluente, que é o esgoto já tratado. Nesta parte do trajeto, a Sanepar também explica como o lodo, proveniente do processo de tratamento de esgoto, pode ser utilizado na agricultura e como a empresa faz o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos.

A maquete apresenta ainda uma casa com realidade aumentada, com detalhes de uma ligação de esgoto, por meio das conexões, caixa de gordura e a conexão ao dispositivo tubular de inspeção (DTI). Em todo esse caminho, o uso racional da água ganha destaque, assim como a conservação de matas ciliares e o consumo consciente dos recursos naturais.

O ônibus pode ser visitado das 17h às 22h, nos dias 8 e 9, e das 10h às 22h, no fim de semana e na segunda-feira, 12.

AGENDA – Depois de participar da Exposição em Toledo, o EcoExpresso tem agenda marcada com as escolas em Guaíra, nos dias 13 e 14, em Terra Roxa, 15 e 16 e Palotina, nos dias 19 e 20. Já em Assis Chateaubriand, o ônibus estará à disposição do público na Expo Assis.

Galeria

  • Eco Expresso percorre as cidades paranaenses para disseminar as boas práticas para a preservação da água