Notícias

Dirigentes da Sanepar e da Fundação Araucária lançaram edital do Programa Paranaense de Pesquisas em Saneamento Ambiental

Edital da Fundação Araucária e Sanepar terá R$ 300 mil

13/08/2013

A Sanepar e a Fundação Araucária lançaram, nesta terça-feira (13), o edital do Programa Paranaense de Pesquisas em Saneamento Ambiental, que conta com recursos de R$ 300 mil. O objetivo da parceria entre as duas instituições é apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento dentro do ensino superior, institutos de pesquisa, associações ou sociedades técnico-científicas. Esta é a primeira vez que a Fundação Araucária firma parceria como esta com a Sanepar.

As linhas temáticas previstas nesta chamada são Água, Esgoto, Reuso, Resíduos Sólidos e Gestão do Saneamento. Os projetos apresentados devem ser destinados à produção de conhecimentos e de metodologias ou meios processuais inovadores, além do desenvolvimento de aspectos para a superação de desafios que demandem atividade de pesquisa.

“Temos que agradecer o rápido e eficaz atendimento que tivemos por parte da Fundação Araucária com relação à elaboração do edital, pois possui a expertise da condução de todo esse processo. No Brasil, quase não existe investimento em pesquisa de saneamento básico, portanto, iniciativas como essa devem ser disseminadas e valorizadas. É o investimento voltado para a tecnologia aplicada”, enfatiza o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.

A inscrição das propostas pode ser realizada até o dia 31 de outubro e o envio da documentação impressa deve ser feito pelos correios (Sedex) ou protocolo na Fundação Araucária, até três dias úteis após o envio da proposta eletrônica.

“As nossas instituições de ensino vêm mostrando que estão cada vez mais qualificadas para o desenvolvimento de novas tecnologias e aperfeiçoamento e capacitação de pesquisadores. Com isso, temos o dever de criar condições para que o trabalho criado seja transformado em algo realmente útil para a sociedade”, destaca o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

O edital completo está disponível no site: www.fappr.pr.gov.br - no link: chamadas abertas.

 

 

 

Galeria

  • Dirigentes da Sanepar e da Fundação Araucária lançaram edital do Programa Paranaense de Pesquisas em Saneamento Ambiental
  • Presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, assinou parceria com a Sanepar
  • Diretoria da Sanepar assinou parceria com a Fundação Araucária
  • Presidente Fernando Ghignone destacou a importância da pesquisa em saneamento básico