Notícias

A veranista Lucia Homann e a família ganharam as pipas e foram incentivados a começar a brincadeira na praia mesmo

Educação ambiental, recreação e distribuição de material lúdico nas areias

10/02/2017

A Sanepar está realizando atividades de lazer e educação nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está realizando atividades de lazer e educação nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Nos 10 pontos de atendimento da Sanepar, onde estão as duchas ecológicas do Projeto Chuá, os socioeducadores da Sanepar ensinam sobre cuidados com a água, separação do lixo, limpeza da caixa-d’água e conservação  ambiental.
 
Aos finais de semana, eles trabalham estes conceitos com a distribuição materiais educativos e lúdicos. Até o final do verão, devem ser entregues para os frequentadores das praias do Paraná cerca de 60 mil gibis, 60 mil viseiras, 200 mil sacolinhas para lixo, 4 mil pipas com carretel e 4 mil frisbes, um brinquedo em forma de disco.
 
A veranista Lucia Homann, seus dois filhos e um sobrinho ganharam as pipas e foram incentivados a começar a brincadeira na praia mesmo. O socioeducador Pablo Maichark ajudou a família a colocar as pipas para voar. Moradora de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, Lucia conta que já haviam ganhado a viseira em outra oportunidade. "As crianças gostam muito e a praia fica ainda mais agradável. Ainda tem a parte educativa, que é bem importante", diz.
 
Um pouco mais adiante a veranista Maria de Lourdes Lacovis de Souza, de 80 anos, fazia elogios à equipe da Sanepar e agradecia pelo frisbe que os netos Fabiane e Lucas ganharam. "São uns amores esses meninos. Uso as duchas e sou muito bem atendida. E meus netos já estão brincando aqui na praia", conta. Há 17 anos sem ir à praia, a moradora de Colombo conta que gostou também de ganhar a viseira. "Fiquei mais protegida. Acho que é um importante alerta para cuidar da saúde", sorri.
 
DUCHAS – As atividades educativas e recreativas da Sanepar  ocorrem nos mesmos pontos da Sanepar onde estão disponíveis as 55 duchas ecológicas. Elas já foram utilizadas cerca de 85 mil vezes. Os chuveiros disponibilizados pela Companhia trazem conforto aos banhistas e auxiliam no uso racional da água tratada (confira abaixo os pontos onde estão as duchas). Além dos 10 pontos de duchas fixas, a Sanepar também flexibiliza um ponto móvel com duchas para locais onde há eventos ou muita movimentação eventual.
 
ECOEXPRESSO - Outra atividade de educação ambiental levada pela Sanepar para o Litoral, é o ônibus EcoExpresso. Totalmente equipado com maquetes, ele é um espaço de lazer onde se ensina sobre os cuidados com água, demonstrando todo o caminho que o precioso recurso faz até chegar na casa do cliente e, depois, seu retorno para a natureza. Nesta temporada, o ônibus EcoExpresso foi visitado mais de três mil vezes no Litoral. Até o dia 1.º de março, o veículo estará na Praça Central de Matinhos. As visitas são guiadas, gratuitas e ocorrem todos os dias das 16 às 22 horas.
 
OBRAS - Equipes da Sanepar também estão visitando moradores onde estão sendo instaladas as novas ligações de esgoto para ampliação do atendimento com coleta e tratamento nas cidades de Matinhos e Pontal do Paraná. O objetivo é informar sobre a importância da correta ligação e seus reflexos no meio ambiente e na qualidade de vida da população atendida. O programa de investimentos da Sanepar no Litoral, de R$ 250 milhões, inclui a construção de 29 estações elevatórias de esgoto, 500 mil metros de rede coletora e 25 mil ligações de esgoto. As obras devem ser concluídas em 2018 e elevarão a cobertura de saneamento: a de Matinhos vai de 52% para 85% da população e em Pontal passará de 26% para 75%.
 
Confira os endereço das duchas da Sanepar:

Matinhos
D’Vicz – Avenida Atlântica, próximo ao número 2624 (entre a Rua Jacarezinho e a Rua Apucarana, em frente à Sorveteria D’Vicz).
Pipeline – Avenida Atlântica, próximo ao número 1806 (entre a Avenida Londrina e a Rua Paranaguá, próximo ao Restaurante Canoa Quebrada).
SESC - Avenida Atlântica, próximo ao número 2489 (próximo ao Sesc Caiobá).
Praia Mansa – Av. Agílio Leão Macedo, próximo ao número 176 (entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto dos salva vidas). Neste ponto, estão disponíveis duas cadeiras especiais para o banho de mar de cadeirantes, pessoas com deficiência ou baixa mobilidade.
Balneário Solimar – em frente ao Condomínio Ilha do Caribe, ao lado do posto do Corpo de Bombeiros - ducha móvel até 17 de fevereiro.
 
Guaratuba
Magistrados – Avenida Atlântica, próximo ao número 1696 (entre a Rua Irati e a Rua da Lapa, próximo à guarita dos salva vidas, em frente à Associação dos Magistrados). Neste ponto, está disponível uma cadeira especial para o banho de mar de cadeirantes, pessoas com deficiência ou baixa mobilidade.
Pedras – Avenida Atlântica, próximo ao número 78 (entre a Rua Alois Cicatka e a Rua João Antônio Prosdócimo, próximo ao Kiosque Praia e Sol e o Hotel Vila Real).
Praia de Caieiras – Rua San Remo (próximo à Rua Projetada A e à Rua Saturnino Neves). Neste ponto, está disponível uma cadeira especial para o banho de mar de cadeirantes, pessoas com deficiência ou baixa mobilidade.
 
Pontal do Paraná
Pontal do Sul – Rua dos Ipês (próximo a Avenida Mira-Mar, próximo ao Centro de Estudos do Mar da UFPR e a Pousada da Su, próximo da guarita dos salva-vidas). Neste ponto, está disponível uma cadeira especial para o banho de mar de cadeirantes, pessoas com deficiência ou baixa mobilidade.
Praia de Ipanema – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Fernando de Noronha e a Rua São Luís, próximo ao Restaurante Atlântico Sul e à guarita dos salva-vidas).
Praia de Leste – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Dario Veloso e a Rua Romário Martins, em frente ao Privê Praia de Leste).

Galeria

  • A veranista Lucia Homann e a família ganharam as pipas e foram incentivados a começar a brincadeira na praia mesmo
  • A veranista Maria de Lourdes Lacovis de Souza, de 80 anos: viseira traz mais proteção