Notícias

Em Capanema, 100% das comunidades rurais receberão água tratada

09/11/2011

Índice será alcançado nos próximos meses. Hoje 2,3 mil famílias já são atendidas

A Sanepar e a Prefeitura de Capanema reuniram na tarde desta quarta-feira (9) líderes comunitários e responsáveis pelos sistemas de abastecimento das comunidades rurais do município. O encontro teve por objetivo orientar os participantes e programar treinamentos com as 29 comunidades atendidas pelo Programa de Saneamento Rural.

O município tem hoje mais de 2,3 mil famílias que recebem água tratada nas suas propriedades e esse número vai aumentar no próximo ano, quando mais uma comunidade rural será incluída no programa e o atendimento de mais duas localidades será ampliado. Assim, Capanema terá 100% das comunidades rurais organizadas em grupos com água tratada.

O Programa de Saneamento Rural é implantado em parceria do Governo do Estado com a Sanepar, Prefeituras e comunidades beneficiadas. Ao Estado e à Sanepar cabem os projetos, materiais, orientações técnicas e sociais. As prefeituras entram com a execução das obras e a comunidade participa com a mão de obra e se responsabiliza pela manutenção e operação do sistema depois de implantado. Atualmente, há 2.099 sistemas de saneamento rural implantados nos municípios atendidos pela Sanepar.

Capacitação - Em Capanema, os gestores identificaram a necessidade de reciclar as pessoas envolvidas no processo, principalmente, as que operam o sistema de tratamento. Também estão sendo repassadas novas orientações. O secretário municipal da Saúde, Valmir Viana, destacou que oferecer água tratada é agir na prevenção, o que reflete diretamente na saúde dos moradores. Já o secretário da Agricultura, João Luiz Szimanski, alertou que é preciso unir esforços para que as comunidades cuidem do seu patrimônio de abastecimento de água.

O coordenador do Programa de Saneamento Rural na Sanepar para as regiões Oeste e Sudoeste, Agilmar Dalla Vecchia, explicou aos líderes o funcionamento do sistema. “A comunidade tem papel fundamental na implantação, operação e na manutenção do abastecimento. Não podemos deixar que as pessoas fiquem sem água tratada por falta de cuidados”.

Os aspectos fundamentais da organização comunitária, foram repassados pelo coordenador de Relações com a Comunidade, Roboão Senegaglia. Ele também abordou da importância do treinamento dos operadores e repassou orientações básicas para a sustentabilidade do sistema e do meio ambiente.

Nesta quarta-feira foram treinados os representantes das comunidades da Linha Santa Clara, Ressaca, Porto, São Luiz, Cambuí e Pavão. Em dezembro, os treinamentos serão retomados, devendo ser concluídos em janeiro do próximo ano.

Também participaram do encontro o vereador Mário Pádua, que é responsável pelo Saneamento Rural de Capanema, e o Chefe da Vigilância Sanitária do município, Alexandre Machado Pinto.

Galeria