Notícias

Em defesa do Paraná e de meio século de saneamento

20/09/2012

Leia nota oficial da Companhia de Saneamento do Paraná, emitida nesta quinta-feira

 1. A direção e os empregados da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira com a presença de policiais federais em escritórios da empresa em Curitiba e 16 cidades do interior do Estado. A ação policial tenta atribuir à Sanepar a responsabilidade pela poluição em toda a extensão do rio Iguaçu, o maior do Paraná.

2. A Sanepar não é responsável pelos níveis de poluição no rio Iguaçu, que recebe grande volume de material proveniente de indústrias, agricultura, pecuária, suinocultura, avicultura e ligações irregulares de esgoto.

3. Nos últimos 10 anos, a Sanepar investiu R$ 1 bilhão na implantação e na ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto nos municípios que integram a bacia do rio Iguaçu. Até 2014, a empresa investirá mais R$ 2 bilhões em saneamento em todo o Paraná.

4. A empresa trabalha, permanentemente, com prefeituras, ONGs e demais instituições da sociedade para incentivar a preservação ambiental, a despoluição de rios e a correta ligação à rede de coleta de esgoto.

5. As Estações de Tratamento de Esgoto da Sanepar seguem parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental.

6. O programa Se Ligue na Rede, mantido pela Sanepar, de incentivo à ligação correta de esgoto, é premiado e reconhecido como modelo pelo Governo Federal. Estudo independente feito pelo Instituto Trata Brasil aponta as três maiores cidades do estado, Curitiba, Maringá e Londrina, entre as melhores do Brasil em qualidade de saneamento.

7. A direção da Sanepar estranha o fato de a ação policial, com abrangência e divulgação claramente exageradas, ocorrer em meio à greve da Polícia Federal e às vésperas das eleições municipais. Todas as informações requisitadas são de acesso público e podem ser obtidas por correio eletrônico, fax, telefone ou em qualquer um de nossos escritórios de atendimento.

8. A Sanepar tomará todas as providências jurídicas para esclarecer a verdade dos fatos e responsabilizar pessoalmente os autores de declarações inverídicas e caluniosas destinadas, simplesmente, a atacar a imagem da empresa construída em meio século de história no Paraná.

9. A Sanepar mantém permanente diálogo com todos as instituições da sociedade, está e estará sempre aberta a prestar todas as informações à população.

Sanepar, água é a nossa vida.

Galeria