Notícias

Em Palmas, 30% dos imóveis vistoriados estão irregulares

15/07/2011

Dos 477 imóveis de Palmas vistoriados pela Sanepar, 30% estão irregulares. Os principais problemas identificados são o lançamento de água de chuva na rede coletora e a não-ligação do imóvel onde o serviço de coleta de esgoto é oferecido. O trabalho de vistoria técnica e ambiental abrange a região central da cidade.

O trabalho de varredura de mais 3 mil ligações está sendo feito em parceria com a Prefeitura Municipal, como prevê o projeto “Dê vida ao Rio Lajeado”. Além de verificar se as ligações estão adequadas, a Sanepar orienta os moradores sobre o uso correto da rede coletora de esgoto.

“Esses trabalhos têm por objetivo evitar que os resíduos domésticos sejam despejados no rio. Para garantir efetividade ao sistema implantado é necessária a colaboração de todos. Somente com a participação da comunidade as vistorias serão eficazes”, lembra a gestora ambiental da Sanepar em Pato Branco, Marilucia Cyrino.

A vistoria do imóvel, que integra o programa Se Ligue na Rede, consiste em verificar se a interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto da Sanepar foi executada de forma correta. É necessário que ela seja feita de acordo com as normas técnicas para evitar que a água da chuva seja lançada na rede de esgoto. Se isto ocorrer, compromete a eficiência do tratamento do esgoto e os moradores correm o risco de provocar refluxo do esgoto para dentro dos imóveis.

“O objetivo do projeto é a despoluição do Rio Lajeado. Durante as vistorias verificamos que muitos imóveis não estão ligados à rede da Sanepar, mesmo com o serviço sendo oferecido. Isto não pode acontecer, pois o esgoto irá parar na natureza, poluindo o manancial”, ressalta Cyrino.

Para o bom funcionamento da rede de esgoto, fique atento a estas dicas:
Não deve ir para a rede de esgoto:

· água da chuva;
· papéis e panos;
· restos de comida;
· óleo de cozinha;
· cigarros;
· plásticos;
· cabelo;
· fraldas, absorventes e preservativos;
· outros objetos que possam entupir o encanamento.
 

Galeria