Notícias

Elisabete: se não fosse o Sopão, eu e minha família poderíamos ficar sem comer

Empregados da Sanepar doam alimentos ao Sopão da Dona Tereza

20/12/2016

Instituição beneficente de Maringá atende centenas de famílias carentes

Os empregados da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) desenvolvem, em Maringá, um trabalho de responsabilidade social que é exemplo para muitas empresas. Mensalmente, eles arrecadam alimentos, itens de higiene, roupas e calçados que são repassados para o Sopão da Dona Tereza, uma instituição beneficente que atende centenas de famílias de baixa renda.

As doações são feitas desde 2011. Neste ano foram arrecadados pelos saneparianos cerca de 1.900 quilos de alimentos. Em 2015, os funcionários repassaram para a instituição 1.643 quilos. Os alimentos são utilizados no preparo de uma sopa especial que é distribuída às famílias carentes sempre às terças e quintas-feiras.

Um dos funcionários da Sanepar que atua como voluntário, colaborando internamente com a arrecadação e entrega mensal dos alimentos, é Mário Albertoni. Ele conta que muitos colaboradores da Companhia se sentem gratificados em poder ajudar. “É como se fizéssemos parte de uma grande família. Nós da Sanepar e toda a equipe de voluntários que se dedica a esta bonita ação de solidariedade e amor ao próximo”, diz Albertoni.

Maria Tereza Cordeiro (Dona Tereza) é a coordenadora da instituição e desenvolve este trabalho comunitário há 18 anos. Ela diz que se sente muito realizada e emocionada por poder ajudar tantas pessoas. “Comecei este projeto de vida depois de atuar na Pastoral da Criança e ver tanta gente passando necessidade, sem poder fazer uma refeição consistente, que fosse nutritiva. Hoje agradeço muito a Deus por fazer a diferença na vida de tantas pessoas, fazendo com que elas tenham uma saúde melhor”, relata.

Todo o trabalho é realizado por uma equipe de 25 voluntários. As doações vêm de empresários, supermercados, do Ceasa e de várias pessoas que se sensibilizam com o trabalho desenvolvido pela instituição. Para Dona Tereza “o apoio dos empregados da Sanepar é fundamental para que a gente consiga atender às famílias que tanto precisam. Por isso, agradeço a todos aqueles que têm colaborado todos esses anos conosco”.

Nos dias de distribuição da sopa, mais de 500 pessoas são atendidas pela instituição. Elisabete Vieira da Silva é moradora do conjunto Tuiuti. Todas as semanas ela e seus familiares vêm à instituição para se alimentar e para levar a sopa para casa, garantindo as refeições para os dias em que não há distribuição. “Estou desempregada e se não fosse este trabalho desenvolvido pela Dona Tereza, com certeza poderíamos até ficar sem comer”, relata emocionada.

COLABORAÇÃO – As empresas ou pessoas que tiverem interesse em conhecer o Sopão da Dona Tereza e colaborar com doações podem entrar em contato pelo telefone (44) 3268-4722.

Galeria

  • Elisabete: se não fosse o Sopão, eu e minha família poderíamos ficar sem comer
  • Albertoni, empregado da Sanepar, repassa os alimentos arrecadados para Dona Tereza
  • Instituição também distribui legumes e frutas repassadas pelo Ceasa e por supermercados