Notícias

Vicente diz que reconhece a importância da mata ciliar para a qualidade da água

Empregados recuperam mata ciliar de manancial em Medianeira

24/11/2014

Nas comemorações pelo Dia do Rio, também foi concluída a sinalização do manancial

Os empregados da Sanepar fizeram o plantio de cerca de 100 mudas de árvores nativas na margem do Rio Alegria, em Medianeira. O local escolhido para o plantio das mudas foi um dos trechos degradados do rio, localizado na área urbana do município.

O plantio faz parte das comemorações pelo Dia do Rio e foi realizado com o apoio da Prefeitura de Medianeira. "O Rio Alegria é o principal manancial de abastecimento público de água da cidade e precisa estar bem preservado", diz o gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Medeiros. O engenheiro agrônomo da Sanepar Marco Antonio Dahmer explica que o local escolhido para a recomposição da mata ciliar está comprometido. 

Desde a nascente até a foz, o Rio Alegria possui uma extensão de 22 quilômetros e é responsável pelo abastecimento de água para cerca de 45 mil pessoas. O rio nasce na área rural do município, atravessa o perímetro urbano e desemboca no Rio Ocoy, próximo ao Lago de Itaipu.

Vicente Jacó Junges trabalha como operador da estação de tratamento de água em Medianeira há seis anos e foi voluntário no plantio. "Trabalho todos os dias com a produção da água e dá para perceber o quanto a mata ciliar bem preservada pode contribuir para a quantidade e qualidade da água dos rios", completa.

SINALIZAÇÃO – A Sanepar também terminou o projeto de sinalização do manancial do Rio Alegria. Foram instaladas placas indicativas nas principais rodovias de acesso à cidade. As placas são instaladas no início e no final dos trechos de estrada que corta a bacia do Rio Alegria. Toda a bacia do manancial tem a extensão de 15,8 km² e abrange as nascentes e os afluentes do rio antes do ponto de captação de água. 

Duas placas foram instaladas nas margens da BR-277 e duas na PR-495. O objetivo é alertar os motoristas, principalmente os de cargas perigosas, sobre a existência da área de manancial.

 

 

 

Galeria

  • Vicente diz que reconhece a importância da mata ciliar para a qualidade da água
  • Assim como em outras regiões do Paraná, sinalização orienta sobre a área de manancial