Notícias

Empresa e Prefeitura implantam ações de preservação de manancial de Palmas

23/03/2011

A Sanepar apresentou nesta terça-feira (22) o projeto de preservação do manancial de abastecimento da cidade de Palmas “Eu cuido do Rio Caldeiras”. O evento – que integra as comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado hoje -, foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença de estudantes, professores, proprietários rurais e autoridades locais.

O projeto de preservação do Rio Caldeiras foi criado no final do ano passado e tem por objetivo garantir a qualidade da água do rio que abastece toda a população de Palmas. “Vamos discutir com a comunidade o uso e a ocupação das áreas que compõem a bacia do manancial, e promover ações de preservação em parceria com a Prefeitura Municipal”, explica a gestora ambiental da Unidade da Sanepar em Pato Branco, Marilucia Cyrino.

A discussão sobre a preservação do Rio Caldeiras somou-se à temática do Dia Mundial da Água 2011 para chamar a atenção e defender o manejo sustentável da água doce. De acordo com a bióloga e coordenadora de educação ambiental do município de Palmas, Joanita Silva Carvalho, o trabalho será focado na conscientização dos moradores.

“O trabalho de educação ambiental com os estudantes do município será o elo com o restante da população, pois os jovens são os grandes protagonistas, inclusive para promover mudança de postura com os pais e outros familiares”, destacou.

O projeto “Eu cuido do Rio Caldeiras” está na fase inicial de levantamento de dados e mapeamento da região para subsidiar os trabalhos do grupo gestor, formado para conduzir as ações. A primeira reunião do grupo será na próxima quarta-feira (30), na Câmara Municipal, em Palmas.

“É fundamental que os moradores, tanto da área urbana, quanto da zona rural, juntamente com o poder público, encontrem alternativas e promovam ações de sustentabilidade e que garantam água para o abastecimento humano,” afirma Marilucia.


Rio Lajeado - Paralelamente ao desenvolvimento do projeto de preservação do Rio Caldeiras, Sanepar e a Prefeitura de Palmas também estão desenvolvendo outro projeto ambiental: “Dê vida ao Rio Lajeado”, de despoluição do rio que percorre o centro da cidade. Neste projeto, a Sanepar é responsável por fazer uma varredura em mais de três mil ligações de esgoto e promover ampla sensibilização com a comunidade sobre o correto uso da rede coletora de esgoto.

“Esses trabalhos têm por objetivo evitar que os resíduos domésticos sejam despejados para dentro do rio. É importante salientar que precisamos da colaboração de todos os moradores para que as vistorias sejam eficazes”, lembra o gestor ambiental da Sanepar em Pato Branco, João Carlos Martinello, que também está na coordenação dos projetos.


O projeto "Cuide do Rio Caldeiras" promoverá ações de preservação do manancial de abastecimento do município.

Galeria