Notícias

Empresa promove ação ambiental no Rio Vila Nova, em Mangueirinha

07/07/2011

Responsável pelo abastecimento urbano do município de Mangueirinha, no Sudoeste do Estado, o Rio Vila Nova será alvo de ações socioambientais, em um trabalho desenvolvido pela Sanepar em parceria com a Prefeitura Municipal, Emater e Faculdade Unilagos. A primeira etapa do projeto será executada neste sábado (9), envolvendo os proprietários rurais que vivem no entorno da bacia do manancial.

Inicialmente, será realizada uma pesquisa para diagnosticar as condições do Rio Vila Nova. Os proprietários rurais serão cadastrados e irão fornecer informações detalhadas sobre o uso e ocupação do solo. “Vamos identificar as técnicas de manejo do solo e conhecer o uso da água de nascentes e córregos que formam a bacia do Rio Vila Nova”, explica a gestora ambiental da Sanepar em Pato Branco, Marilucia Cyrino.

A ação contará com a participação dos alunos do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, da Unilagos. De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador do curso, Juan Gabriel Pacheco, os estudantes também vão orientar os proprietários sobre as novas leis ambientais e eventuais necessidades de adequação. “Estamos otimistas com esse projeto que trará resultados para todos os moradores, do campo e da cidade”, afirma.

Nesta etapa, cerca de 50 proprietários rurais serão visitados. A partir do diagnóstico serão projetadas ações de proteção e preservação do Rio Vila Nova, que atualmente é a principal fonte de abastecimento urbano de Mangueirinha, onde a Sanepar atende com água tratada 7.706 habitantes.
 

Galeria