Notícias

Época mantém Sanepar como empresa destaque

Época mantém Sanepar como empresa destaque

23/08/2017

A Companhia paranaense tem o melhor desempenho financeiro pelo segundo ano consecutivo

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) se mantém no grupo de elite entre as empresas do setor de todo o Brasil. A confirmação, desta vez, está no anuário Época Negócios 360º, de circulação nacional e que apresenta os rankings das 500 maiores empresas do Brasil por receita líquida; as 300 melhores empresas do país avaliadas em seis dimensões; os 100 maiores bancos por ativos totais; as 50 maiores seguradoras por prêmios emitidos líquidos e as 100 maiores companhias abertas por valor de mercado.

Entre as 500 maiores por receita líquida, a Sanepar saltou da posição 171, no ano anterior, para a 152.ª colocação. A receita líquida em 2016 foi de R$ 3.477,5 milhões.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, aponta que a Companhia busca sua evolução e desenvolvimento contínuo exercitando as boas práticas, aprendendo novas técnicas, adquirindo conhecimento. “Na Sanepar se vive o saneamento de forma plena e com dedicação sem limites. Os resultados alcançados e o reconhecimento são as consequências do trabalho bem feito por uma equipe de colaboradores motivados, com domínio da técnica e cientes do papel importante que exercem na sociedade”, disse Mounir.

No ranking das 300 melhores, a Sanepar ocupa o 73.º lugar. Nesta categoria, as empresas são avaliadas em seis dimensões e distribuídas entre 27 setores da economia brasileira. Na classificação geral do setor Água e Saneamento, a Sanepar conquistou o terceiro lugar. Das seis dimensões, a Companhia detém o primeiro lugar em Desempenho Financeiro (pelo segundo ano consecutivo) e em Capacidade de Inovar; o terceiro lugar em Visão de Futuro e em Práticas de Recursos Humanos e o quinto lugar na dimensão Governança Corporativa. A sexta dimensão é Responsabilidade Socioambiental. Nos destaques por região, a Sanepar é a única empresa de saneamento citada. Entre as 15 melhores da Região Sul ocupa a 9.ª posição. 

Entre as melhores estatais, privadas e estrangeiras por origem de capital, a Sanepar está em quinto lugar. Já, entre as 100 maiores companhias abertas, onde ocupou a posição 111, em 2015, no último balanço saltou para o 62.º lugar. Ainda neste ranking, no critério Retorno Total, as ações da Sanepar – do setor água e saneamento - foram as que mais pagaram na soma de dividendos e valorização em bolsa. A Sanepar ficou em terceiro lugar neste critério e é a única representante do seu setor entre as 10 com melhor retorno total.

O RANKING - A Fundação Dom Cabral, parceira de Época Negócios no anuário, é responsável pela metodologia, pela pesquisa de campo e pelo processamento das informações. Também participam da publicação a Boa Vista SCPC, que realizou a pesquisa de balanços e processamento dos dados financeiros; a Economatica, fornecedora de dados e rankings de companhias abertas; e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), que cuidou da comunicação com as empresas.

Galeria

  • Época mantém Sanepar como empresa destaque