Notícias

Escola e bibliotecas do Oeste ganham 1,6 mil livros da Sanepar

07/08/2017

O projeto já ajudou cinco escolas e uma biblioteca pública do Estado

A Sanepar fez a entrega de livros técnicos, de literatura infantil e juvenil, de literatura contemporânea, entre outros, para uma escola da área rural e para as bibliotecas públicas de Guaraniaçu e de Ouro Verde do Oeste. Foram doados 1,6 mil exemplares de livros novos e seminovos, arrecadados na campanha social Livro Solidário, desenvolvida de forma permanente junto aos empregados da Sanepar.

Na tarde da quinta-feira (03), o gerente da Unidade de Serviço de Pequenas Comunidades, Igor Laércio Rusch, fez a entrega de 400 livros para Biblioteca Cidadã Katya Palmira Lorençato, e de 500 livros de literatura infantil e juvenil para a Escola Municipal do Campo São Judas Tadeu, da Linha São João, no município de Guaraniaçu. Participaram das solenidades o prefeito Osmário de Lima Portela, a secretária municipal de Educação, Ana Rosa Gregório, a diretora da escola, Iloni Basso, professores, alunos, técnicos da Sanepar e funcionários do município.

Igor disse que a campanha tem por finalidade principal levar a literatura para as crianças das escolas das comunidades rurais atendidas pelo Programa de Saneamento Rural da Sanepar. “Além de levar água tratada e com qualidade, queremos dar acesso aos livros e estimular o gosto pela literatura aos estudantes e às comunidades”, explicou o gerente.

O prefeito Osmário destacou que é sempre bom receber benefícios para a educação e que esse foi um passo importante dado pelos empregados da Sanepar. “Nada substitui um livro na busca do conhecimento, da pesquisa e do crescimento pessoal. É um marco que ficará para sempre na memória da comunidade de Guaraniaçu”, disse.

Na manhã da sexta-feira (4), os livros foram doados à Biblioteca Pública Osébio Sallet, no município de Ouro Verde do Oeste. Participaram o prefeito Aldacir Domingos Pavan, a vereadora Marlene Montanari, a secretária de Educação, Marlene Zorzo, a secretária de Assistência Social, Aline dos Santos, alunos das escolas da cidade e integrantes do Projeto Violão. A biblioteca teve ampliado o seu acervo em mais de 700 livros.

“O hábito da leitura enriquece o conhecimento e quem lê nunca está sozinho”, disse o prefeito Pavan durante seu pronunciamento. Ele informou que a parceria com a Sanepar tem dado muitos resultados positivos. “Cem por cento dos produtores rurais de Ouro Verde do Oeste contam com água tratada em suas propriedades e, agora que temos bons livros, os jovens podem se preparar para ajudar o Brasil futuramente.”

O projeto Livro Solidário teve início em 2015 e graças às doações de livros feitas pelos empregados da Sanepar, até o momento, já foram beneficiadas 5 escolas e uma biblioteca pública do Estado. No total, foram doados mais de 3 mil livros nos municípios de Rebouças, Prudentópolis e São João do Triunfo.

APRESENTAÇÕES – Os alunos da Escola Municipal do Campo São Judas Tadeu fizeram apresentação musical e um teatro que retrata a trajetória, as conquistas e as parcerias da instituição de ensino com o município, com a Sanepar, com a comunidade e com cooperativas e empresas que atuam no município para a revitalização da biblioteca. Com as doações da Sanepar, a escola teve seu acervo duplicado.
Já em Ouro Verde do Oeste, os alunos que integram o Projeto Violão, mantido pelo município, fizeram apresentação de músicas.

Galeria