Notícias

Escoteiros e Sanepar fazem campanha para coleta do óleo de cozinha

01/12/2017

Em visita a moradores, equipes vão orientar para descarte adequado do óleo e cuidados com o meio ambiente

Os jovens que integram o Grupo de Escoteiros Coroados, em Pato Branco, em pareceria com a Sanepar, vão desenvolver a campanha de sensibilização e de arrecadação de óleo de cozinha. As atividades iniciam-se às 9h, deste sábado (2), e serão feitas nos bairros Fraron e Aeroporto. A sede do Grupo, de onde será iniciada a campanha, fica nos fundos do Parque de Exposições e da Sociedade Rural de Pato Branco, com acesso pela Rua José Fraron.

Os escoteiros e equipes da Sanepar vão às casas dos moradores desses dois bairros para falar da importância de descartar e destinar adequadamente o óleo utilizado na cozinha. Uma das recomendações é a de que o óleo não deve ir para a rede coletora do esgoto porque a gordura causa entupimento, extravasamento e refluxo do esgoto, além de interferir no processo biológico do tratamento. Além disso, o óleo pode contaminar o solo e os mananciais de abastecimento. No rio, o óleo impede a entrada de luz e a oxigenação da água, prejudicando o meio ambiente.

Os moradores também serão orientados a acondicionar o óleo em garrafas PET e depositar nos pontos de coleta, entre eles, o escritório de atendimento ao público da Sanepar e a sede do Grupo de Escoteiros Coroados.

O óleo arrecadado será repassado para empresas especializadas em reciclagem do óleo. E o resultado da venda do óleo será revertido para o custeio das atividades do Grupo de Escoteiros.

A Sanepar também está fornecendo o material educativo da campanha, cartazes e bombonas para a coleta do óleo.

Galeria