Notícias

Vista da Estação de Tratamento de Água em 1974

Estação de Tratamento de Água de Cascavel completa 40 anos

19/08/2014

Responsável pelo abastecimento de 70% dos moradores da cidade, a estação trata hoje 450 litros de água por segundo

A primeira e principal Estação de Tratamento de Água de Cascavel está completando neste mês 40 anos de operação. A unidade inaugurada em agosto de 1974 tratava, na época, 42,5 litros de água por segundo. Ao longo dos anos, a estação teve a sua capacidade de tratamento ampliada em mais de 1000%. Hoje são tratados 450 litros por segundo de águas captadas nos rios Cascavel, Peroba e Saltinho.

Atualmente a estação é responsável pelo tratamento e distribuição de água para até 70% dos moradores da área urbana. Uma equipe de 12 pessoas se reveza para manter a estação em operação 24 horas por dia, produzindo em média 35 milhões de litros de água por dia. O tratamento da água é feito pelo método convencional – coagulação, floculação, decantação, filtração, seguidas de desinfecção e fluoretação.

Com o crescimento da cidade e o aumento da demanda, a Sanepar implantou outras unidades de captação, produção e tratamento de água. O Sistema de Abastecimento atual é composto por duas estações de tratamento, a captação superficial nos rios Cascavel, Peroba e Saltinho e a captação subterrânea em 16 poços.

HISTÓRIA DO SANEAMENTO – Até o início da década de 60 o abastecimento era garantido com poços perfurados individualmente nos imóveis. O primeiro sistema público de abastecimento da cidade foi implantado em 1963, com recursos do município e com a colaboração da Comissão Especial da Faixa de Fronteira do Departamento de Geografia, Terras e Colonização.

Naquela época foram perfurados dois poços artesianos, instaladas redes de distribuição e construído o primeiro reservatório da cidade, na Rua Rio Grande do Sul, na área central da cidade. Mesmo com a ampliação do sistema, devido ao crescimento vertiginoso, a cidade necessitava de grandes investimentos para atender a demanda da população. A prefeitura então procurou a Sanepar para que fossem iniciados os projetos de ampliação do sistema.

A grande evolução aconteceu a partir de 1972, quando a Sanepar obteve, através da Lei Municipal 936/72, de 12 de junho de 1972, a concessão para a prestação dos serviços de água e de esgoto. Imediatamente foram iniciadas as obras de ampliação do sistema com a implantação da captação de água, 7,2 mil metros de adutora de água bruta, a estação de tratamento e um reservatório com capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água.

 


 

Galeria

  • Vista da Estação de Tratamento de Água em 1974
  • Autoridades participam da solenidade de inauguração da primeira Estação de Tratamento de Água de Cascavel
  • A unidade trata hoje 450 litros por segundo e é responsável pelo abastecimento de 50% da população da área urbana
  • A unidade trata hoje 450 litros por segundo e é responsável pelo abastecimento de 50% da população da área urbana
  • A unidade trata hoje 450 litros por segundo e é responsável pelo abastecimento de 50% da população da área urbana