Notícias

Estações de Tratamento de Esgoto terão cortinas verdes

16/07/2013

Plantas utilizadas filtram o ar e auxiliam na contenção de gases e odores

A Sanepar iniciou a implantação de cortinas verdes nas estações de tratamento de esgoto das cidades da região de Foz do Iguaçu. Os primeiros projetos contemplam as estações de Santa Helena e de São Miguel do Iguaçu. O objetivo é, de forma sustentável, reduzir o odor gerado pelos gases emitidos nas duas estações. O investimento é de R$ 73 mil.

As cortinas verdes são constituídas de vegetais e auxiliam na contenção de gases e odores, filtrando o ar e melhorando a sua qualidade. A cortina verde ‘empurra’ os gases para o alto, reduzindo a concentração e facilitando a dispersão pelo ar. Para formar uma cortina verde é necessário o plantio de três estratos de árvores de diferentes alturas.

A padronização vegetal utilizada pela Sanepar foi definida pelos critérios de reflorestamento e paisagismo, contemplando também os aspectos estéticos, de segurança, conservação e manejo da estação As mudas são de sansão do campo, aroeira e eucalipto. “Além de melhorar o aspecto visual, o paisagismo também contribui para diminuir a sensação do odor”, diz o engenheiro ambiental da Unidade Regional da Sanepar de Foz do Iguaçu, Victor Martinez.

Em Santa Helena, foram plantadas cerca de 4.600 mudas. Além da cortina verde, a estação também está ganhando o projeto paisagístico, formado por árvores nativas e arbustos, como jasmins. A mesma prática está sendo adotada em São Miguel do Iguaçu. Além das árvores para a cortina verde, o projeto paisagístico conta com mudas de azaléias. Lá, serão plantadas pouco mais de mil mudas.

Sequência - A próxima estação a ser contemplada é a de Santa Terezinha de Itaipu. A contratação do serviço deve ocorrer até o início do segundo semestre. Para a estação de tratamento de Três Lagoas, em Foz do Iguaçu, o projeto ainda está sendo elaborado.

Martinez explica que o projeto de cortina verde tem como critérios as características da localização das estações e a proximidade com centros urbanos.

 

 

 

 

 

 

Galeria