Notícias

Estiagem compromete abastecimento de Santa Tereza do Oeste

12/03/2012

A estiagem prolongada já reduziu em cerca de 20% a vazão dos dois poços que abastecem a área urbana de Santa Tereza do Oeste. A informação foi confirmada pelo gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, ao prefeito Amarildo Rigon e vereadores, em reunião nesta segunda-feira (12), na Câmara Municipal.

Com a falta de chuva, o volume de água extraído normalmente dos poços, que é de 1,5 milhão de litros por dia, caiu para 1,2 milhão. Para suprir este déficit, a Sanepar vai instalar uma captação emergencial no Rio Gonçalves Dias para ampliar em cerca de 700 mil litros a produção de água tratada da cidade. A nova unidade produtora deve entrar em operação dentro de 120 dias. A obra vai atender também a demanda em casos de falta de energia ou de necessidade de manutenção nos poços.

“Até que a situação seja normalizada é fundamental que a população utilize a água com racionalidade, restringindo o seu uso para a alimentação e para a higiene pessoal”, alerta Renato Mayer Bueno.

Dicas para o usar água sem desperdícios:

- Aproveite a água do tanque ou da máquina onde foi lavada e enxaguada a roupa para lavar calçadas, pisos, calçados, tapetes e regar o jardim.
- Lave o carro usando a água em um balde. Isso reduz o consumo de água em até 300 litros.
- Diminua o tempo no banho: cinco minutos embaixo do chuveiro consomem 70 litros de água.
- Feche sempre a torneira ao escovar os dentes, ensaboar as mãos, fazer a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
- Ao lavar a louça, o ideal é fechar a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágüe em água limpa.Não deixe a torneira aberta durante o tempo de lavagem da louça.
- Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário ou nas demais instalações da rede interna. Providencie o conserto imediatamente.
- Regule a válvula de descarga do vaso sanitário para reduzir o consumo de água.
- Ao observar possíveis vazamentos de água na rua, avise diretamente a Sanepar pelo telefone 115, pelo site www.sanepar.com.br ou no twitter ( @sanepar_pr).
 

Galeria