Notícias

Estiagem provoca desabastecimento em Santo Antônio da Platina

09/02/2012

A falta de chuva que persiste há 15 dias e as temperaturas na casa dos 36 graus Celsius, comprometem o abastecimento de água tratada para os moradores de Santo Antônio da Platina. Por causa do calor, o consumo de água na cidade teve aumento de 14% nos últimos dias.

Além da elevação do consumo de água, a produção de água tratada caiu mais de 25%. A produção normal do sistema, é de 389 metros cúbicos por hora (m3/h). A captação no Ribeirão do Boi Pintado que é de 220 m3/h caiu para 120 m3/h. Cerca de 40% da produção é oriunda de poços.

A Sanepar montou um plano de emergência para minimizar o problema. A empresa está abastecendo os hospitais com caminhão-pipa. Nas escolas, os alunos estão sendo orientados sobre como fazer o uso racional da água também em casa. Apesar das dificuldades, neste momento, está descartada a possibilidade de racionamento. Há previsão de chuva e com ela a tendência é o consumo voltar ao normal. “Acreditamos que até o fim de semana o abastecimento esteja regularizado”, diz o gerente.

A Sanepar pede que todos façam uso racional da água, restringindo o consumo para a alimentação e higiene e adiando atividades como limpeza da casa, lavagem de roupas, calçadas e veículos. “Neste momento de crise, é fundamental o esforço de toda a população para que o sistema se recupere o mais rápido possível”, destaca o gerente regional da empresa, Gandy Ney de Camargo.

Galeria