Notícias

Caminhão-pipa reforçam abastecimento de água

Estiagem reduz produção de água dos poços de Bragantina

17/09/2020

Sanepar alerta para importância do uso racional no Distrito de Assis Chateaubriand

Nos dias de maior calor e consumo a Sanepar vai utilizar caminhão-pipa para complementar o abastecimento de água do Distrito de Bragantina, em Assis Chateaubriand. A estiagem severa, que afeta todo o Paraná, reduziu a vazão dos dois poços do distrito de 360 m³/dia para 320 m³/dia. Os moradores podem contribuir nesta época de seca fazendo o uso racional da água.

 “Nesse momento de grave crise hídrica é importante que todos contribuam para a redução do consumo de água e combatam o desperdício”, diz o gerente regional Eduardo Arrosi.

A Sanepar já programou para colocar em operação um novo poço para ampliar o sistema de água no Distrito. A previsão é que em 2021 a obra já esteja concluída.

DICAS DE USO RACIONAL – Neste período atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:

- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
- A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Galeria

  • Caminhão-pipa reforçam abastecimento de água