Notícias

Visitas são concentradas na ETA Cafezal, na região Central. Nesta foto, alunos do Colégio Sesi

Estudantes conhecem instalações da Sanepar de Londrina

15/08/2016

Somente neste ano, 600 alunos conheceram os processos de tratamento de água e de esgoto

Mais de 600 estudantes, desde o ensino do fundamental até o nível universitário, visitaram as instalações da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em Londrina, ao longo do primeiro semestre de 2016.

Na última semana, um grupo de 25 alunos do curso de Engenharia Civil, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) visitou a captação e a ETA Tibagi, localizados na Estrada do Limoeiro, zona Leste da cidade. A professora Deize Dias Lopes disse que este é um momento importante para a formação dos alunos porque eles podem ter um melhor entendimento sobre o que está sendo discutido na universidade. “Eles conseguem observar as dimensões reais dos equipamentos, ver os tipos de juntas e bombas, por exemplo”, explicou.

Para todos os visitantes é apresentado o caminho da água, do rio ao rio, que mostra como é feita a captação de água, o tratamento, o transporte até a casa do morador, a coleta do esgoto e o tratamento antes de voltar para o meio ambiente. “Queremos que todos entendam que também são responsáveis pelo meio ambiente, usando a água de forma racional e jogando o lixo no local adequado. Isso é essencial para que tenhamos recursos hídricos em quantidade e qualidade”, disse a gestora socioambiental Andréa Fontes.

PALESTRAS – Além de visitas nas unidades da Sanepar, profissionais da Companhia atendem pedidos para dar palestras em escolas e outras instituições. O Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi, de Londrina, solicita com frequência a presença dos profissionais do saneamento na escola.

A coordenadora do curso de Química na instituição, Cleide Regina dos Reis Silva, elogia a parceria e diz que ela é essencial para a formação dos estudantes. “Os 65 alunos que participaram da palestra sobre resíduos deverão atuar como multiplicadores. Muitos trabalham em empresas e levam para seus locais de trabalho a informação sobre os processos de tratamento e sobre o gerenciamento de resíduos. Essa troca é muito importante”, salienta.

AGENDAMENTO – Professores interessados em agendar visitas técnicas às instalações da Sanepar em Londrina devem entrar em contato com a Andréa pelo e-mail: andreacfs@sanepar.com.br ou pelo telefone 43-3373-4314. Por questões de segurança, apenas maiores de 9 anos podem participar das visitas.

Galeria

  • Visitas são concentradas na ETA Cafezal, na região Central. Nesta foto, alunos do Colégio Sesi
  • Alunos da Engenharia Civil da UEL fazem visita anual na Sanepar. Nesta foto, o 3.º ano na ETA Tibagi
  • Profissionais da Sanepar costumam dar palestra em escolas. Nesta foto, palestra na Semana de Química do Castaldi
  • Visitas são concentradas na ETA Cafezal, na região Central. Nesta foto, alunos do Colégio Sesi