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Alunos socializam conhecimento das ações do Sustentabilidade: da escola ao rio

Estudantes de Cianorte dão aula de preservação ambiental

18/12/2015

Alunos de três turmas do Colégio Estadual Igléa Grollmann, em Cianorte, atuaram na recuperação e na preservação do Córrego Cristalino durante todo o ano de 2015. Do reconhecimento da bacia hidrográfica, com a realização de visitas técnicas, às intervenções socioambientais, como com o plantio de mudas de árvores, eles se tornaram protetores do pequeno rio. O conhecimento adquirido também foi repassado aos moradores do entorno do Córrego.

As atividades foram desenvolvidas a partir do programa “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, desenvolvido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Núcleo Regional de Educação de Cianorte. Todo o trabalho, composto por visitas aos cursos d’água, coletas e análises da qualidade da água do Córrego Cristalino e estudos dos três eixos do saneamento (água, esgoto e resíduos sólidos), foi coordenado pelo professor Marcos Trindade e pelas gestoras socioambientais da Sanepar, Eva Cristina Kochem e Luzia Bueno.

Na última semana, para compartilhar experiências e apresentar os resultados do trabalho desenvolvido ao longo do ano, os estudantes promoveram o I Seminário de Socialização do Conhecimento – Sustentabilidade: da Escola ao Rio. O aluno Gabriel Fugita, representando as três turmas, disse que conquistou seus objetivos.

“Após todas as apresentações, estou com o meu conhecimento expandido. Antes do projeto eu não tinha tanto interesse em conhecer as diferentes formas do saneamento básico, através dos vários processos empregados. O projeto para mim foi fantástico! Eu e meus colegas e amigos do projeto vivemos grandes experiências. Passamos por alguns obstáculos, mas conseguimos conquistar os nossos próprios objetivos e realizamos com sucesso esse trabalho tão especial”, disse Gabriel.

A diretora do Colégio destacou a importância do projeto na promoção da interação com o meio ambiente. “Essa interação, além de estimular a preocupação com o cuidado que devemos ter com a natureza e com os recursos naturais, também promove o conhecimento. A proposta do seminário para a conclusão dos trabalhos foi excelente! Possibilitou que as equipes socializassem os conhecimentos adquiridos”.

O PROJETO – Criado em 2013 pela Sanepar, para mobilizar alunos e professores e estimular a conscientização e os cuidados com os rios urbanos, o projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio já foi aplicado em 37 escolas de 30 municípios que adotaram rios para monitorar e cuidar.

Nesses locais, os alunos fazem reconhecimento da bacia hidrográfica, coletas e análises da água para monitoramento da qualidade, plantio de árvores nativas, coleta e destinação adequada de resíduos, mobilização da comunidade ribeirinha e divulgação dos resultados do projeto. Tudo com a orientação de gestores socioambientais da Sanepar e com apoio técnico e materiais oferecidos pela Companhia. Nesses dois anos, já foram mais de 391 ações socioambientais nos rios monitorados, com o envolvimento de mais 6.000 alunos que resultaram em 13.111 participações. Os alunos e professores desenvolvem as etapas do projeto durante o ano letivo.

Galeria

  • Alunos socializam conhecimento das ações do Sustentabilidade: da escola ao rio
  • Estudantes de três turmas do 2º ano do ensino médio participaram do I Seminário
  • Seminário desafia os alunos a olhar para o meio ambiente com percepção holística
  • Diretora, Silvia Rodrigues e o aluno Gabriel Fugita: projeto interessante e fantástico