Notícias

Juliana Dihl Penteado, Loraine Galvão e Débora Regina Kapusniak garantem que vão caprichar na redação

Estudantes participam de concurso cultural sobre saneamento

05/06/2014

A atividade faz parte das comemorações pelo centenário do sistema de abastecimento da cidade

A história e a importância do saneamento estão sendo trabalhadas com mais de 800 alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual Júlio Teodorico, em Ponta Grossa. A proposta, desenvolvida em conjunto com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), é parte das atividades de comemoração pelo centenário do sistema de abastecimento da cidade, que está sendo marcado pela revitalização do Reservatório Botuquara.

Os melhores desenhos e redações produzidos pelos estudantes do Colégio participarão de um concurso cultural, que premiará os três primeiros classificados em cada categoria. A proposta do concurso é sensibilizar a comunidade escolar vizinha ao Reservatório, valorizando a história do saneamento em Ponta Grossa e o centenário do Reservatório Botuquara.

O trabalho teve início no final de maio, com a apresentação de palestras pela Unidade de Educação Socioambiental da Sanepar sobre a história do abastecimento. Os encontros com os estudantes enfatizaram as ações da Sanepar em Ponta Grossa e no Paraná para a preservação do patrimônio histórico e cultural do saneamento através de seu acervo iconográfico, Ecomuseus e Espaços de Memória, a evolução do saneamento na história da humanidade, e o sistema de abastecimento desde seu surgimento até os dias de hoje em Ponta Grossa.

Para Josmael de Jesus Klazura, diretor do Colégio, o resgate da história do Reservatório Botuquara está sendo importante para ampliar o conhecimento de toda a comunidade escolar sobre o seu significado para a memória da cidade e principalmente para o sistema de abastecimento público. “Toda a escola está envolvida no projeto, e as discussões estão sendo trabalhadas em diversas disciplinas. O contato com a história do Reservatório e do saneamento, além de enriquecer nosso conhecimento, desmistificou alguns conceitos equivocados sobre ele. Agora temos conhecimento sobre o quê o Reservatório representou e representa para Ponta Grossa, bem como sua função estratégica no sistema”, diz.

Animadas para participar do concurso, as alunas do sexto ano, Juliana Dihl Penteado, Loraine Galvão e Débora Regina Kapusniak garantem que vão caprichar na redação. “Achei muito interessante saber como era o Reservatório antigamente. As pessoas vinham aqui passear, era muito bonito”, destacam. Lucas Eduardo dos Santos, do sétimo ano, achou importante conhecer os rios que já foram mananciais na cidade. “O Reservatório Botuquara leva o nome de um deles”, comenta.

RESERVATÓRIO - Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município, o Reservatório Botuquara será um “Espaço de Memória” para a população, abrigando, nas paredes internas das suas casas de bomba, painéis com a história do saneamento em Ponta Grossa. Além do resgate histórico do Reservatório, a reforma também tem importância estratégica para o sistema de abastecimento de Ponta Grossa, já que fornece água para a região central da cidade. Inaugurado em 1914, ainda hoje o Reservatório Botuquara está em funcionamento, com capacidade para armazenar 2,7 milhões de litros de água. A Sanepar está investindo R$750,4 mil na sua revitalização.

Galeria

  • Juliana Dihl Penteado, Loraine Galvão e Débora Regina Kapusniak garantem que vão caprichar na redação
  • Cerca de 800 alunos assistiram às palestras sobre a história do saneamento
  • Reservatório Botuquara será um “Espaço de Memória” para a população