Notícias

Exploração do Karst pode ser acompanhada em tempo real

30/09/2011

A exploração do Aquífero Karst, importante manancial subterrrâneo do Paraná utilizado para o abastecimento público, já pode ser acompanhada em tempo real pela internet. Em abril deste ano, a Sanepar implantou sensores em poços instalados nos municípios de Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Colombo e Itaperuçu, situados na porção norte da Região Metropolitana de Curitiba.

O acompanhamento online pode ser feito pelo site da Sanepar (www.sanepar.com.br), clicando em Monitoramento Karst. Depois é só escolher o município e acompanhar por cada um dos poços.

Os sensores colocados dentro do poço monitoram o nível de água dentro de cada compartimento, associado ao limite de segurança estabelecido, denominado Nível Dinâmico Máximo Permissível (NDMP) ou Nível Máximo de Segurança (NMS). Já os sensores externos medem a vazão, ou seja, o volume de água que está sendo retirado de cada poço.

As duas informações geradas pelos sensores são transmitidas, via telefonia móvel, para um banco de dados. No servidor, os dados são tratados, numérica e graficamente, transformados em planilhas e disponibilizados na internet. A atualização dos dados é feita a cada 60 minutos. A aquisição dos dados, transmissão das informações atualizadas e a elaboração dos gráficos são realizados pela empresa Pase Hidrometria, a serviço da Sanepar.

Sustentabilidade – A exploração do Karst é transparente, pois a sociedade pode acompanhar a qualquer momento a retirada da água, especiamente as prefeituras, principais beneficiadas com a exploração, e o Instituto das Águas do Paraná (AguasParaná), órgão ambiental responsável por fiscalizar se a Sanepar está operando dentro da outorga concedida.

O sistema garante a exploração sustentável do aquífero, pois é possível identificar, imediatamente, se ocorrer exploração subterrânea do Karst que não seja pela Sanepar. A extração segura evita a superexploração, que pode provocar danos em superfície, “como o rebaixamento do solo; solapamento de estruturas e secamento de fontes”, esclarece o geólogo João Horácio Pereira, gerente de Hidrogeologia da Sanepar. Em períodos de estiagem, quando o aquífero apresenta comportamento sazonal, haverá mais segurança na exploração do mesmo.

O Karst - A extração de água do Karst pela Sanepar para o abastecimento público foi objeto de estudos hidrogeológicos e ambientais. Esses estudos concluíram que é possível fazer o aproveitamento sustentável do Aquífero Karst mediante o controle constante das vazões captadas e do rebaixamento do nível da água dentro dos poços de extração. Este controle é realizado de modo permanente pela Sanepar como garantia da extração de água dentro dos limites de segurança estabelecidos pelo ÁguasParaná nas outorgas de direito de uso de recursos hídricos.


 

Galeria