Notícias

Semana Nacional de Museus: Sanepar abre exposição “Frágil Beleza” em 16 de maio – Crédito: Maurílio Schedi

Exposição e documentário são novidades na Semana dos Museus

11/05/2017

As ações somam-se a outras 3.000 atividades que serão realizadas em todo país

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai participar da 15.ª Semana Nacional de Museus com a exposição “Frágil Beleza” e o documentário “As trilhas dos Mananciais da Serra”. A Semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e ocorre entre os dias 15 e 21 de maio. As ações da Sanepar somam-se a outras 3.000 atividades que serão realizadas em todo país.

O coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira Lima, explica que, por meio do Museu do Saneamento, a Companhia participará com ações para valorizar a participação do empregado na reconstrução da história do saneamento, principalmente a história, até então, “indizível”. O que não se expressa nas narrativas é justamente o tema dessa edição definido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM): “Museus e Histórias Controversas – dizer o indizível em museus”.

EXPOSIÇÃO - Em 16 de maio, a empresa abre, às 15h, a exposição “Frágil Beleza”, na Sala Engenheiro Thadeu Wantroba, na sede da Sanepar, em Curitiba, com visita mediada e momento de conversa com a equipe responsável pela produção do trabalho. A mostra traz imagens que valorizam a relação entre o homem e a natureza e são da empregada Fátima Aparecida Vieira Techy, apaixonada por fotografia.

Esta será uma exposição piloto de um projeto interno chamado SaneArte, que busca reconhecer e dar espaço a empregados da Companhia que são artistas e que podem nos ajudar, com suas obras, a refletir sobre a importância da sustentabilidade. A exposição também faz parte das comemorações dos 21 anos de inauguração da Sala Thadeu Wantroba”, diz Junio.

A exposição vai até 16 de agosto e pode ser visitada das 9h às 17h. A Sala fica na Rua Engenheiros Rebouças, 1376. A partir de agosto, a exposição será levada para outras cidades atendidas pela Sanepar.

DOCUMENTÁRIO - No dia 18 de maio, a Sanepar exibe, às 16h, o documentário “As trilhas dos Mananciais da Serra”, no auditório do Museu do Saneamento, que também faz parte do piloto do SaneArte. A produção foi realizada pelos alunos do curso técnico em Produção Audiovisual do Instituto Federal do Paraná, em uma parceria entre aquela instituição e a Sanepar.

Dois desses alunos são saneparianos, Sandir da Costa e Rui Romualdo da Conceição Júnior. A narrativa conta parte da história vivida por empregados aposentados que trabalharam nos Mananciais da Serra, destacando a importância histórica e ambiental do local e também as impressões daqueles que vão ao local nos dias de visitação pública”, conta Junio. O Museu fica na Rua Engenheiro Antonio Batista Ribas, 151, em Curitiba.

A região dos Mananciais da Serra, tema do documentário, é importantíssima para a preservação da qualidade da água que abastece Curitiba e parte da Região Metropolitana da capital. Protegida por uma legislação especial, a área é aberta ao público uma vez por mês. O calendário de visitas de 2017 prevê abertura nos dias: 20 e 21 de maio, 10 e 11 de junho, 8 e 9 de julho, 19 e 20 de agosto, 16 e 17 de setembro, 7 e 8 de outubro, 11 e 12 de novembro e 9 e 10 de dezembro.

Nos diaS 20 e 21 de maio, às 15h, o mesmo documentário também será exibido no Centro de Visitantes dos Mananciais da Serra, em Piraquara, durante a abertura para visitação pública.

A programação completa da semana de museus está disponível em: guiadaprogramacao.museus.gov.br

Galeria

  • Semana Nacional de Museus: Sanepar abre exposição “Frágil Beleza” em 16 de maio – Crédito: Maurílio Schedi
  • Semana Nacional de Museus: Sanepar lança documentário sobre os Mananciais da Serra em 18 de maio - Crédito: Thays Poletto