Notícias

Fernando Ghignone é o novo presidente da Sanepar

17/01/2011

A nova diretoria da Sanepar tomou posse na tarde desta terça-feira (4), na sede da Companhia em Curitiba, durante a primeira reunião ordinária do Conselho de Administração (CAD). Foram empossados os novos integrantes do Conselho e, na seqüência, os novos diretores executivos.

Juntamente com Ghignone, assumiram outros oito diretores: Antonio Carlos Salles Belinati (Comercial), Antonio Hallage (Administrativo), Dirceu Wichnieski (Financeiro), Ezequias Moreira Rodrigues (Relações com Investidores), João Martinho Cleto Reis Junior (Investimentos), Paulo Alberto Dedavid (Operações), Péricles Sócrates Weber (Meio Ambiente e Ação Social) e Ramon de Medeiros Nogueira (Jurídico). As diretorias Financeira, de Operações e de Meio Ambiente estão sendo assumidas por funcionários de carreira da Sanepar.

No discurso de posse, Ghignone enalteceu os empregados da companhia. "A partir de agora a Sanepar poderá contar sempre com o apoio dos conselhos Administrativo e Fiscal, e acima de tudo, com o excepcional corpo funcional". Ao ler parte do compromisso de governo, reafirmou que o governador Beto Richa manterá a Sanepar como empresa pública e de qualidade, tornando a posicioná-la como referência na América Latina.

"Assumo publicamente o compromisso de fortalecer a empresa e um serviço de excelência, potencializando seu papel estratégico na elaboração de planos municipais de saneamento em todo o estado e investindo, especialmente, em pesquisas, visando a geração de negócios e sustentabilidade". Entre os novos negócios, está a implantação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Sanepar. "Este é o embrião da universidade do saneamento e que é uma antiga aspiração dos empregados", destacou.

Para o fortalecimento da empresa, o presidente destacou a atuação com base em contrato de gestão, com estabelecimento de metas a curto, médio e em longo prazo. "O Paraná terá 22 regiões de desenvolvimento, assim poderemos atuar de maneira pontual". Ghignone concluiu assumindo para sua política a máxima do "ouvir para bem fazer".

CURRÍCULO
Fernando Ghignone iniciou as atividades públicas em 1983 como secretário da Cultura, Esporte e Turismo do Estado do Paraná, permanecendo no cargo até 1986. Foi presidente dos Conselhos Estaduais de Cultura, Esporte, Turismo, Fundação Teatro Guaíra e Celepar. Nesse período, foi responsável pela criação da Orquestra Sinfônica do Paraná e também pelo tombamento da Serra do Mar no Estado do Paraná. Ainda em 1986, na gestão do ministro Celso Furtado, foi secretário de Atividades Sócio Culturais do Ministério. Nos dois anos seguintes, foi presidente da Embrafilme S.A., quando reorganizou e saneou as finanças da empresa. Em apenas 18 meses de gestão na Embrafilme, Ghignone viabilizou mais de 200 produções cinematográficas, entre curtas, longas-metragens e documentários. Foi membro do Conselho da Funarte e do Conselho Federal de Censura. Em 2005, atuou como secretário municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba.

No campo empresarial, Ghignone foi sócio de empresas que atuam nas áreas de empreendimentos turísticos, imobiliários, distribuição e logística. Também atuou na área de radiodifusão, quando presidente do Clube dos Diretores Lojistas de Curitiba e membro do Conselho Político da Associação Comercial do Paraná.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Os novos conselheiros do Conselho de Administração (CAD) são: Antonio Augusto Lopes Figueiredo Basto (advogado), Christian Gulin Crivellaro (engenheiro civil), Fabiano Saporiti Campelo (advogado); Ivan Lelis Bonilha (advogado); Michele Caputo Neto (farmacêutico); Mounir Chaowiche (administrador de empresas). O presidente empossado nesta terça-feira (4) é Ivan Lelis Bonilha.

Os membros suplentes serão: Arielson Bittencourt (advogado); José Geraldo Goulart Bolda (jornalista); Julio Jacob Junior (advogado); Luiz Gustavo Rodrigues Flores (advogado); Orlando Agulhan Junior (engenheiro civil) e Sezifredo Paulo Alves Paz (médico veterinário).

O CAD é o órgão deliberativo responsável por determinar as diretrizes e orientação geral para os negócios e por formular e expressar as políticas da Companhia. Composto por nove membros titulares e igual número de suplentes.

DIRETORIA EXECUTIVA
Diretor Presidente Fernando Eugênio Ghignone
Diretor Administrativo Antonio Hallage
Diretor Comercial Antonio Carlos Salles Belinati
Diretor de Investimentos João Martinho Cleto Reis Junior
Diretor de Meio Ambiente e Ação Social Péricles Sócrates Weber
Diretor de Operações Paulo Alberto Dedavid
Diretor de Relações com Investidores Ezequias Moreira Rodrigues
Diretor Financeiro Dirceu Wichnieski
Diretor Jurídico Ramon de Medeiros Nogueira

Galeria