Notícias

Fim de ano: Mananciais da Serra recebem última visitação pública de 2017

08/12/2017

Área preservada na Serra do Mar está aberta para caminhadas, trilhas e pedaladas

Neste sábado (9/12) e domingo (10/12), a área de preservação ambiental dos Mananciais da Serra, em Piraquara, estará aberta para visitação pública. São permitidas caminhadas, trilhas e o uso de bicicletas. Nos Mananciais, os passeios mais comuns são a Trilha do Salto, a Trilha da Chaminé, o Santuário São Francisco e a Estrada do Carvalho. É permitida a entrada entre 8h30 e 16 horas, com encerramento dos passeios às 17h30.

Além das paisagens da Serra do Mar, o visitante pode observar as construções e equipamentos do primeiro sistema de abastecimento do Paraná. “É praticamente um museu a céu aberto. Ali estão obras iniciadas em 1904 e que serviram ao abastecimento de Curitiba e região por mais de 100 anos”, conta o coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira Lima. No mesmo local, também está a primeira grande barragem da empresa, a Piraquara I, inaugurada em 1979.

A Sanepar é uma das mantenedoras do programa de visitas públicas, em parceria com a Prefeitura de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi. O programa existe há mais de oito anos, com uma média de 300 visitantes nos dias de abertura. Este será o último final de semana de 2017 com permissão para visitas públicas. O próximo calendário será divulgado em janeiro de 2018.

Os organizadores recomendam roupas e calçados confortáveis e proteção contra sol e chuva (os passeios ocorrem mesmo com chuva). É importante que o visitante mantenha-se hidratado e use repelente de insetos, já que a região é de mata. Não se deve deixar lixo no local. É proibida a entrada de animais, bem como retirar ou recolher animais e plantas. Também não é permitido entrar na mata, na água ou nadar.

Na entrada, há espaço para estacionamento de carros e é preciso fazer um cadastro. Recomenda-se também levar lanche e estar sempre hidratado.

Galeria