Notícias

Foz do Iguaçu tem o maior consumo de água em 8 anos

14/03/2012

O consumo de água tratada em Foz do Iguaçu bateu recorde histórico em mês de fevereiro deste ano. O consumo registrado no mês foi de 1,4 bilhão de litros de água, isto significa que a média de consumo de cada residência foi de 19 mil litros. Nos últimos oito anos o maior consumo de fevereiro foi em 2007, quando a média ficou em 17 mil litros de água por residência. Em março, o consumo permanece acima da média histórica do mês.

“A falta de chuva e a alta temperatura são as prováveis causas deste aumento de consumo. Apesar disto, em Foz do Iguaçu a Sanepar tem conseguido distribuir água para a população normalmente” diz o gerente regional da Sanepar, Rodrigo Becker. Nos últimos oito anos também o mês de fevereiro registrou a maior média de temperatura. Segundo dados do Simepar, a temperatura média do mês foi de 34,1º. A segunda maior média de fevereiro havia sido registrada no ano de 2009, com 34º.

Uso racional – Embora a cidade não enfrente problemas no abastecimento de água, os técnicos da Sanepar lembram que, por ser um recurso natural, o consumo racional da água tratada é uma questão de responsabilidade ambiental. “O consumo indiscriminado também é responsável pelo aumento no valor da fatura de água”, diz Becker. A Sanepar mantém uma tabela progressiva de cobrança de tarifa em que quanto maior o consumo, maior o valor cobrado pelo m³ de água.

Confira algumas dicas para o uso responsável da água:
· Aproveite a água do tanque ou da máquina onde foi lavada e enxaguada a roupa para lavar calçadas, pisos,calçados,tapetes e regar o jardim.
· Lave o carro usando a água em um balde. Isso reduz o consumo de água em até 300 litros.
· Diminua o tempo no banho: cinco minutos embaixo do chuveiro consomem 70 litros de água.
· Feche sempre a torneira ao escovar os dentes, ensaboar as mãos, fazer a barba ou ensaboar a louça. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
· Ao lavar a louça, o ideal é fechar a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue em água limpa. Não deixe a torneira aberta durante o tempo de lavagem da louça.
· Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.
· Regule a válvula de descarga do vaso sanitário para reduzir o consumo de água.

Ao observar possíveis vazamentos de água na rua, avise diretamente a Sanepar pelo telefone 115, pelo site www.sanepar.com.br ou no twitter (@sanepar_pr).
 

Galeria