Notícias

Ghignone anuncia investimentos e negocia concessão em Foz

09/02/2011

Reuniões semelhantes acontecem ao longo da semana em outras cidades

O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, anunciou nesta quarta-feira (9), em Foz do Iguaçu, o novo plano de investimentos da Sanepar para o município. Até 2013 estão previstas obras da ordem de R$ 90 milhões para melhorar o serviço de distribuição de água tratada e ampliar a coleta e tratamento de esgoto. Foi autorizado o início de obras de substituição e ampliação da rede coletora de esgoto em 4.225 mil metros, em diversos bairros de Foz.

Entre as obras previstas estão ainda a ampliação de mais 72 quilômetros de rede coletora de esgoto e a execução de emissários ligando as estações de tratamento de esgoto ao Rio Paraná, contribuindo para eliminar o problema de odores que persistem nas localidades próximas a estas estações.

Ghignone também falou sobre a nova estrutura administrativa da estatal, e da intenção de ampliar os investimentos da empresa em novos mercados, como o de resíduos sólidos, bem como a retomada das negociações sobre a renovação do contrato de concessão no município. Segundo o presidente, a atuação da Sanepar terá como foco as preocupações e o anseio da comunidade paranaense. "Vamos inaugurar uma era de serviço à população, respeito aos contratos, aos acionistas e aos empregados da empresa", disse.

Em relação ao contrato de concessão, a retomada das negociações iniciou com a formação de comissões técnicas - da prefeitura e da Sanepar -para discutir as bases contratuais e os novos serviços que poderão ser prestados pela companhia ao município. Para Ghignone, a intenção da prefeitura para que a Sanepar assuma os serviços de coleta e de disposição final do lixo e drenagem urbana se somam às novas diretrizes da estatal.

O prefeito Paulo Mac Donald Ghisi disse que o município deseja que os novos contratos sejam baseados em redução de custos e avanços tecnológicos e que os ganhos sejam revertidos em investimentos nas áreas prioritárias para a cidade. Mac Donald se mostrou confiante com as novas diretrizes da estatal e afirmou que "em seis anos, esta foi a primeira vez que a diretoria da Sanepar convidou a prefeitura para conversar sobre o município.".

Encontro com empregados – Os anúncios foram realizados no encontro com os empregados da Sanepar que trabalham em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Missal, Itaipulândia, Serranópolis do Iguaçu e Santa Helena. A reunião teve por objetivo reforçar junto aos empregados o compromisso da nova diretoria com a reestruturação administrativa, qualificação e valorização do quadro pessoal, além da ampliação dos investimentos e atuação em novos mercados.
O sanepariano Airton Luiz Hilgert, que trabalha em Itaipulândia, aprovou a iniciativa da diretoria de conversar com os empregados. "Achei muito oportuna e produtiva a reunião. Nunca tivemos uma aproximação deste modo com a diretoria", completa. A opinião de Airton foi compartilhada pelo colega de Foz do Iguaçu, Elton Benco, que também gostou da transparência e clareza apresentada pela nova diretoria.

O presidente esteve acompanhado pelos diretores João Martinho Cleto Reis Jr. (Investimentos), Paulo Alberto Dedavid (Operações) e Ramon de Medeiros Nogueira (Jurídico). Além da participação do prefeito de Foz, a reunião contou também com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Edílio Dall’Agnol, do secretário municipal de Planejamento, Wadis Benvenutti e do representante da empreiteira que vai executar as obras de esgoto, João Kammer. Ao longo desta semana, a diretoria fará reuniões semelhantes em Cascavel, Toledo, Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí.


 

Galeria