Notícias

Expansão do Programa Caixa d´Água Boa

Governo do Paraná e Sanepar expandem programa Caixa d'Água Boa

09/09/2019

Em 2019, serão beneficiadas 3.500 famílias de 134 municípios do Paraná com caixa d´água e materiais hidráulicos

A expansão do Programa Caixa d´Água Boa foi assinada na manhã desta segunda-feira (9) no Palácio Iguaçu pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, pelo diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e pelo secretário da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ney Leprevost. Em 2019, o programa irá destinar caixas d´água para 3.500 famílias de 134 municípios paranaenses.

São famílias já atendidas pela Tarifa Social da Sanepar e inscritas no Cadastro Único do Governo Federal. O programa foi desenvolvido pela Sanepar em parceria com o Governo do Estado, por meio da Sejuf. É uma extensão de um projeto-piloto que está beneficiando 500 famílias, na região de Laranjeiras do Sul.

Prefeitos dos municípios atendidos participaram da cerimônia. “Este é mais um programa social do Governo do Paraná que está dentro do tripé: eficiência e gestão pública; infraestrutura; e visão social. Uma caixa d´água, para muitas famílias que não têm condições de comprar o reservatório, é a garantia de água tratada, de qualidade, naquelas situações em que o fornecimento de água é interrompido para manutenção ou mesmo falta de energia”, disse o governador. Ele lembrou que muitas famílias não têm condições nem de ter um banheiro. “É um belo programa que leva mais dignidade às famílias.”

Para o presidente da Sanepar, a doação da caixa d´água é um gesto pequeno, mas de grande importância social. “Só é entendido por aqueles que não têm reservatório, sofrem com a falta d´água em situações emergenciais e não têm possibilidade de adquirir uma”, disse. “Água é essencial à saúde, à vida humana. E este é o trabalho da Sanepar.”

O secretário Ney Leprevost também destacou o trabalho da Sanepar para levar saúde à população. “A equipe da Sanepar é muito dedicada e competente. Fui procurado pelo diretor de Investimentos da Sanepar e de imediato firmamos parceria porque é extremamente importante garantir água para todos.”

Em nome de todos os prefeitos, a prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo, destacou que as donas de casa sabem muito bem o que significa ficar sem água. “É um desespero quando acaba a água. O projeto vai trazer tranquilidade, saúde e também felicidade”. A deputada estadual Cristina Silvestre afirmou que o programa beneficia as famílias que mais precisam. “São aquelas que mais precisam do poder público, por isso, é tão importante.”

INSTALAÇÃO - Cada família selecionada para o programa recebe um kit de materiais, composto por base metálica galvanizada, caixa d’água de 500 litros, tubos, registros e conexões hidráulicas. A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT recomenda que toda residência tenha uma caixa d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por no mínimo 24 horas.

RESPONSABILIDADES – A Sanepar é responsável pela aquisição e entrega dos materiais necessários à instalação das caixas d’águas; realização de cursos de capacitação visando a efetiva instalação dos reservatórios. O Governo de Estado faz a gestão do programa, captação e disponibilização de recursos financeiros a serem repassados às famílias para viabilizar os custos de instalação das caixas d’águas (mão de obra). E os Municípios vão fazer o armazenamento e a distribuição dos materiais que compõem o kit de instalação de caixa d’água, além da fiscalização da efetiva instalação.

Também estavam presentes o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, e outros secretários, prefeitos de todo o Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, o líder do Governo na Alep, Hussein Bakri, deputados estaduais, os diretores da Sanepar Joel de Jesus Macedo (Investimentos), Andrei Rech (Jurídico), Priscila Brunetta (Administrativa), Julio Gonchorosky (Meio Ambiente) e Toco Zanetti (Comercial), entre outras autoridades.

Galeria

  • Expansão do Programa Caixa d´Água Boa
  • Expansão do Programa Caixa d´Água Boa
  • Expansão do Programa Caixa d´Água Boa
  • Expansão do Programa Caixa d´Água Boa