Notícias

Governo vai incentivar atletas olímpicos do Paraná

11/07/2011

Em ação conjunta com o governo do Estado, a Sanepar vai incentivar o esporte profissional no Paraná. Por meio do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016), lançado nesta segunda-feira (11) no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, 250 atletas paranaenses com potencial para disputar medalhas nas Olimpíadas de 2016 e 2020 irão receber bolsas-esporte de R$ 500 mensais para continuar seu treinamento para os jogos no Estado.

O objetivo do Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016), que conta com patrocínio da Copel e gestão da Secretaria de Esportes, é desenvolver o potencial esportivo do Estado, visando as Olimpíadas que serão realizadas no Rio de Janeiro, em 2016, através do incentivo a 34 modalidades olímpicas e 14 paraolímpicas.

A ideia é que o Paraná se torne referência na formação de atletas de alto rendimento. “O Paraná está reorganizando e desenvolvendo o esporte com qualidade e excelência”. A identificação e a promoção de talentos esportivos será um dos principais alvos de investimento da política estadual de esporte nestes quatro anos de governo”, afirmou o governador Beto Richa. Segundo o governador o TOP 2016 é um programa que auxilia na educação dos jovens atletas e os afasta das drogas.

“Fiquei sensibilizado quando o secretário de Estado dos Esportes Evandro Rogério Roman apresentou o programa, que é de inclusão social, em um período em que se fala em Copa do Mundo e nas Olimpíadas de 2016”, declarou o presidente da Sanepar Fernando Ghignone. Ele lembrou também que o apoio aos atletas vai possibilitar que eles permaneçam treinando no Paraná, junto a seus familiares, e estimular o surgimento de novos talentos no campo esportivo.

Ghignone adiantou ainda que já comunicou ao governador Beto Richa a liberação das represas da Sanepar para a prática de esportes náuticos. Na Grande Curitiba são três grandes lagos formados pelas barragens Piraquara I e II e Passaúna.

Entre as bolsistas do TOP 2016 estão jovens talentos da ginástica artística. Para Ethiene Franco, 19, o programa vai ser de grande auxílio. “É um incentivo maior que temos, ao saber que há um governo que acredita no esporte”. A carioca Bruna Leal mudou-se para o Paraná exclusivamente por conta de uma melhor estrutura para a prática esportiva. ”Esse é um incentivo maior para continuarmos a buscar nossos sonhos de ginasta”, enfatiza. Segundo Ana Cláudia Silva, 19, o apoio é fundamental para as atletas. “Sem esse apoio nós não poderíamos alcançar nossos sonhos e metas”. Com apenas 16 anos de idade, Harumy de Freitas garantiu que o Talento Olímpico vai estimular a busca por mais medalhas.

O PROGRAMA – A primeira fase do programa vai até dezembro deste ano, mas será prorrogada pelos próximos anos para que os atletas continuem com apoio para seu aprimoramento. A partir de 2012, as demais etapas do programa, quantidades de bolsas e valores serão redefinidas, com a participação de uma comissão de avaliação e das federações esportivas. Também será estudada a possibilidade de patrocínio para os técnicos. Já o acompanhamento dos atletas bolsistas será feito mediante relatórios repassados pelos técnicos à Secretaria de Esporte. Do total de bolsas, cerca de 12% serão concedidas para as modalidades paraolímpicas. “Os atletas paraolímpicos merecem valorização. O governo do Paraná quer dar incentivos a estes esportistas também”, afirma o secretário de Estado dos Esportes Evandro Rogério Roman.
 

Bolsistas do TOP 2016

Presidente da Sanepar Fernando Ghignone disse que o programa é de inclusão social

Sanepar e Copel são as patrocinadoras do Programa TOP 2016
 

Galeria