Notícias

Incêndio ocorrido em abril às margens da Barragem do Iraí

Incêndio em área de manancial tem prioridade dos bombeiros

04/09/2020

Nota de Instrução do Comando Regional de Bombeiro Militar determina emergência  neste tipo de atendimento enquanto durar a situação de emergência hídrica no Estado

 

As ocorrências de incêndio ambiental em áreas de mananciais da Região Metropolitana de Curitiba devem receber atendimento prioritário e emergencial dos bombeiros enquanto durar a situação de emergência hídrica decretada pelo Governo do Estado. Esta determinação faz parte da Nota de Instrução do 1.o Comando Regional de Bombeiro Militar, que deve ser seguida por todas as guarnições de bombeiros e pela Central de Operações 193. O objetivo é minimizar os impactos imediatos das queimadas nesses locais, de forma a garantir a integridade da vegetação para a manutenção do ciclo hidrológico e da disponibilidade hídrica nessas bacias que abastecem mais de 3 milhões de habitantes.

Com esta determinação, ao receber aviso de incêndio, os bombeiros devem identificar se a região atingida localiza-se em área de manancial, fazer o deslocamento na área exata dos focos de incêndio e solicitar apoio da Central de Operações do Bombeiro Militar (Cobom) para o georreferenciamento.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, avalia esse procedimento como fundamental neste momento de crise hídrica. “A estiagem severa propicia a formação de focos de incêndio que agravam ainda mais a disponibilidade hídrica nas áreas de mananciais”, afirma.

As  chamas de incêndios são um risco à qualidade da água das nascentes que formam as barragens. Em abril, ocorreram dois incêndios (nos dias 3 e 4 e nos dias 23 a 25),  próximos à Barragem do Iraí – entre Quatro Barras e Piraquara.  Nesses dois eventos foram queimados mais de 115 hectares de mata. Nos dois casos, os focos foram apagados pelo Corpo de Bombeiros que, no segundo incêndio, precisou usar helicóptero na ação.

A Sanepar tem também parceria com a Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndios da Federação Paranaense de Montanhismo (Fepam) no monitoramento e acionamento de combate de incêndios ambientais na Serra do Mar. No Parque das Nascentes, há pontos de “visada” que contribuem para identificar com precisão a localização de focos de incêndio.

 

Galeria

  • Incêndio ocorrido em abril às margens da Barragem do Iraí