Notícias

Abertas as inscrições para curso de encanador

30/10/2014

Profissionais de Foz do Iguaçu, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu e de São Miguel do Iguaçu podem se inscrever

A partir desta segunda-feira (3), encanadores, ajudantes de pedreiros e serventes poderão fazer as inscrições no Curso para Encanadores oferecido gratuitamente pela Sanepar. A capacitação é destinada aos profissionais que trabalham em Foz do Iguaçu, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu. Nos cidades onde executa obras de implantação ou de ampliação da rede de esgoto, a Sanepar orienta os moradores a contratar profissionais habilitados.

A assistente social da Sanepar, Edvane Amaral, diz que o curso para os encanadores qualifica mão de obra para fazer a ligação correta do imóvel à rede coletora de esgoto. “Os profissionais receberão certificados de que estão aptos a realizar o serviço de ligação corretamente”, explica.

Em Foz do Iguaçu, o curso o será realizado no dia 20 de novembro e em Medianeira no dia 4 de dezembro. Os interessados podem se inscrever nos escritórios da Sanepar em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Medianeira. Em Medianeira, os interessados no curso também podem fazer a inscrição na Escola do Trabalhador, que fica na Rua Riachuelo, 1791, Centro.

Para a turma de Foz do Iguaçu as inscrições terminam dia 17 de novembro. Para a de Medianeira, se encerram no dia 27 de novembro.

APRENDIZADO – Durante o treinamento, os profissionais aprendem como fazer a ligação de esgoto doméstico dentro das normas técnicas. Também recebem orientações sobre como construir adequadamente a caixa de gordura, a caixa de passagem, a caixa de inspeção e o Dispositivo Tubular de Inspeção (DTI).

Eles também são orientados sobre a necessidade de desativar a fossa séptica, fazendo a desinfecção e o devido aterramento. Noções de hidráulica, preservação ambiental e limpeza de caixa d'água e identificação de vazamentos, estão incluídos no programa do treinamento.

Galeria