Notícias

Investimento dá mais segurança ao abastecimento de água em Cianorte

04/05/2018

Sanepar e Governo do Paraná anunciam novas obras de saneamento para o município

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, e o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Ricardo Soavinski, anunciaram nesta sexta-feira (4), mais 43,1 milhões de reais em investimentos para a ampliação do sistema de abastecimento de água de Cianorte. O contrato, firmado com a Caixa Econômica Federal, foi assinado durante a solenidade onde foram anunciados recursos para educação, infraestrutura viária, saúde e saneamento.

Nós fazemos e continuaremos a fazer um governo municipalista porque as pessoas vivem nas cidades. No nosso governo, olharemos da mesma forma para todos os 399 municípios do Estado. O anúncio feito hoje pela Sanepar vai trazer mais saúde para a população”, disse a governadora.

Os investimentos realizados em Cianorte vão dar a garantia de abastecimento pelos próximos 30 anos.

Ricardo Soavinski destacou a importância da melhoria permanente dos sistemas de abastecimento e de coleta e tratamento de esgoto nos municípios onde a Sanepar atua. “Vamos manter o compromisso de levar água tratada de qualidade para os paranaenses e cuidar dos nossos mananciais. O investimento que estamos anunciando hoje vai promover a ampliação do Sistema de Cianorte e garantir a qualidade do atendimento à população pelas próximas décadas”, afirmou o presidente.

Os recursos serão aplicados na construção de uma unidade de captação no Rio Ligeiro com capacidade para 169 litros de água por segundo, uma nova estação elevatória de água bruta e mais 18 quilômetros de adutora. Além disso, serão construídas outras três estações elevatórias de água tratada, uma estação de tratamento de lodo e um novo reservatório com capacidade para 2500 metros cúbicos de água. A rede de distribuição de água na cidade também será ampliada. Serão construídos mais 25 quilômetros de rede.

Agradeço em nome da população de Cianorte o investimento de mais de R$ 43 milhões anunciado pela Sanepar. Para quem não sabe, a captação de água que abastece a cidade passará a ser feita do Rio Ligeiro, o que nos garantirá segurança no abastecimento pelos próximos 30 anos”, disse Claudemir Bongiorno, prefeito de Cianorte.

Desde 2011, o município de Cianorte já recebeu mais de 88 milhões de reais em investimentos para a ampliação dos sistemas de água e de esgoto. As estações de tratamento de esgoto Catingueiro e São Tomé foram ampliadas e mais de 2600 famílias tiveram seus imóveis ligados a rede de esgoto.

PRESENÇAS – Os diretores Sérgio Veroneze e Paulo Battiston participaram do evento. O gerente da regional de Umuarama, José Aparecido Fogaça, também esteve presente. Participaram da solenidade os deputados federais Ricardo Barros, Alex Canziani e Osmar Serraglio, o deputado estadual Jonas Guimarães, prefeitos e autoridades da região.

Galeria