Notícias

Investimento de R$ 5,1 milhões leva sistema de esgoto a 67% da população de Nova Aurora

04/05/2012

O município de Nova Aurora, no Oeste do Estado, está sendo contemplado com a implantação do sistema de esgoto sanitário. A Sanepar já iniciou as obras, que estão exigindo investimentos de R$ 5,1 milhões. Nesta primeira etapa, será 67% da população urbana será atendida com coleta, remoção e tratamento do esgoto.

Está prevista a construção de uma estação de tratamento com capacidade para tratar 20 litros de esgoto doméstico por segundo. A estação é composta por reator, filtro, desarenador, leitos de secagem e laboratório para análises dos efluentes.

Também serão implantados 32,7 mil metros de redes coletoras e executadas 1.701 ligações domiciliares. As obras, que devem ser concluídas até março de 2013, irão gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos. Para transportar o esgoto coletado na cidade até a estação de tratamento serão implantados 3,3 mil metros de interceptor, coletor tronco, emissário e travessia aérea.

Acima da média - Com estas obras, destaca o diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Júnior, Nova Aurora passa a integrar o seleto grupo de cidades com cobertura do serviço de esgoto acima da média nacional.

"O governo do Estado e a Sanepar têm buscado garantir a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses, com investimentos em obras de implantação e de ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário que garantam, além do benefício para a população, a preservação do meio ambiente", afirma Martinho.

Segundo o prefeito Pedro Leandro Neto, este é um compromisso assumido pela Sanepar quando foi renovado o contrato para exploração dos serviços de saneamento básico no município. “A rede de esgoto dará destino adequado aos dejetos produzidos nas residências. Assim, será possível eliminar as fossas e os criadouros de insetos e vetores de várias doenças. O resultado imediato é mais saúde e qualidade de vida para os moradores”.


Prevista a construção de uma estação de tratamento com capacidade para tratar 20 litros de esgoto por segundo

Galeria