Notícias

Jogos da Fraternidade terão presença do EcoExpresso Sanepar

03/05/2019

Evento vai reunir em Coronel Vivida 600 pessoas ligadas ao escotismo paranaense

O ônibus de educação socioambiental da Sanepar EcoExpresso estará presente na 27ª edição dos Jogos da Fraternidade que será realizada em Coronel Vivida, no domingo (5). Devem participar dos jogos 523 jovens de 11 grupos de escoteiros das regiões Sudoeste e Centro-Oeste do Estado. As atividades serão desenvolvidas na Fazenda Piquete San Rafael, na Rodovia BR 158, na Comunidade do Km 05, das 9h às 17h.

No ônibus, os escoteiros poderão observar o caminho que a água percorre até chegar às torneiras dos moradores e depois retornar ao rio, na forma de esgoto tratado. Os cuidados para destinar os resíduos sólidos e a geração de energia elétrica a partir do processo de tratamento de esgoto também são temas da grande maquete montada dentro do EcoExpresso.

O diretor técnico do Grupo Escoteiro Tupinambá de Coronel Vivida, Leandro Signor, destaca que os Jogos da Fraternidade são realizados para promover amizade, integração e desenvolver o espírito fraterno entre a comunidade escoteira do Paraná. “Os jovens são convidados a participar de atividades que contribuem para o seu desenvolvimento, para fomentar a doação de sangue, cuidar do meio ambiente e arrecadar donativos, que são repassados às comunidades carentes”, explica.

Também participam do evento grupos de Guarapuava, Faxinal do Céu, Pato Branco, Francisco Beltrão, Palmas, Nova Prata do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu e Chopinzinho.

Agenda do EcoExpresso– Criado pela Sanepar em 2014, o ônibus foi especialmente preparado para exibir o ciclo da água e os processos de tratamento da Sanepar, incentivando a preservação do meio ambiente, em especial dos recursos hídricos. Para levar a educação ambiental aos jovens estudantes, nos dias 6 e 7 de maio o ônibus vai atender aos alunos das escolas do município de São João. O veículo ficará na Escola Castro Alves, no dia 6, e na Escola Estadual Tancredo Neves, no dia 7.  O horário de visitação é das 8h às 17h.

Nos dias 26, 27 e 28 de junho, o EcoExpresso volta a dar atendimento no Sudoeste. A população pode participar da visitação feita em Clevelândia, durante o evento Paraná Cidadão, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju).

A visitação é gratuita e o ônibus dispõe de elevador de acesso para cadeirantes ou pessoas com dificuldades de locomoção.

Galeria