Notícias

Ligações de esgoto de Cafelândia passam por nova vistoria técnica

30/08/2011

A Sanepar está iniciando mais uma etapa do Programa Se Ligue na Rede, que vistoria as ligações de esgoto de Cafelândia. Serão visitados 747 imóveis dos 3.010 que já estão ligados ao sistema de esgoto sanitário da cidade. O objetivo do trabalho é melhorar o aproveitamento adequado de toda estrutura de saneamento básico implantada e buscar a melhoria das condições ambientais na cidade. Os demais domicílios também passarão por vistorias nos próximos dois anos.

Esses imóveis já receberam a primeira visita dos agentes de campo, que orientaram sobre a forma adequada de realizar a interligação na rede coletora de esgoto. Agora, os agentes ambientais retornam para mais uma vistoria técnica. Nessa visita as equipes verificam as instalações e fazem testes hidráulicos. Para isso, os visitadores precisam entrar nos imóveis. A previsão é de que todos imóveis sejam vistoriados no prazo de 150 dias.

O gerente regional da Sanepar, Fábio Leal Oliveira, diz que o ideal é que o responsável pelo imóvel ou algum morador acompanhe a vistoria. “Dessa forma, o agente pode fazer os testes e apontar as irregularidades, caso existam, onde a ligação precisa ser corrigida para não causar danos ao meio ambiente e nem ao sistema de esgoto da cidade.”

O método utilizado para verificar se a ligação foi executada de forma correta é a aplicação de um corante nos pontos de descarga como ralos, pias, tanques e vasos sanitários. O mesmo procedimento é feito nas calhas e ralos externos. Quando for constatada alguma irregularidade a Sanepar informa a Vigilância Sanitária do município e o morador recebe uma notificação e terá prazo de 30 dias para acertar a sua ligação.

As pessoas que irão executar a vistoria devem se apresentar identificadas. Em caso de dúvida, os moradores podem ligar no escritório de atendimento da Sanepar, no telefone 3241.1570.

Galeria