Notícias

Mais 3.266 domicílios da CIC e Tatuquara terão coleta de esgoto

20/10/2011

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai implantar 36,6 quilômetros de rede de esgoto na CIC e Tatuquara, em Curitiba. Na região beneficiada pela obra, que inclui a construção de 9,8 quilômetros de coletor e 3.266 novas ligações prediais, moram 90.000 pessoas. O investimento será de R$ 6 milhões. Estas obras vão beneficiar os moradores das comunidades Sabará, Diadema, Vila Nova, Corbélia, Zanom, Guatambú, Habitalar III, Cajueiro e outras.
"A Sanepar está comprometida com a universalização do saneamento, com investimentos de grande porte em todas as regiões do Paraná", afirma Fernando Ghignone, presidente da companhia. Até 2014, a Sanepar prevê investir cerca de R$ 2 bilhões para ampliar dos atuais 62% para 72% a média de cobertura da rede de esgoto nos 344 municípios onde está presente no Estado. O atendimento com água tratada é de 100%.

Para a prefeitura de Curitiba, a obra complementa outros investimentos na região. "A prefeitura tem dado atenção especial ao Tatuquara e à CIC, com diversos avanços na infraestrutura desses bairros. A ampliação do sistema de esgoto será mais uma melhoria para a população", diz o prefeito Luciano Ducci. Com a nova rede, a cobertura de coleta de esgoto em Curitiba, que já é de 93,61%, uma das maiores do Brasil, chegará a 94,09%.

Curitiba é a capital brasileira com melhor de atendimento com água tratada e coleta e tratamento de esgoto doméstico, no ranking do Instituto Trata Brasil, com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do Ministério das Cidades. No Paraná, todas as cidades com mais de 300 mil habitantes estão incluídas no ranking das 81 sedes municipais com os melhores indicadores. No índice geral, que inclui capitais e municípios do interior, Curitiba saltou da 11.ª para a 5.ª posição. Maringá está em 7.º lugar; Londrina, em 10.º; Ponta Grossa, em 11.º e Foz do Iguaçu, em 27.º. Todas são atendidas pela Sanepar.

Expectativa – Em parte da região a ser atendida pelas obras, atualmente, o esgoto é enviado para o sistema alternativo de coleta de esgoto, que não conta com tratamento adequado. Moradora da Rua João Carlos de Macedo Lopes há 16 anos, Valdirene Martins da Silva Maciel, diz que a obra da Sanepar vai despoluir o valetão que passa próximo à sua casa. “Vamos ficar livres do mau cheiro e dos insetos.”

Para o açougueiro Valdir Padilha dos Santos, que mora na Rua Alfredo Tscha, há 20 anos, a obra da Sanepar “vai ser muito boa para toda a vila.” A casa dele não é atendida por sistema de afastamento e o esgoto do imóvel é lançado diretamente no Rio Barigui.

A sócia-gerente de um supermercado, Márcia Kula, afirma que o sistema de coleta e tratamento que a Sanepar vai implantar naquelas comunidades “vai eliminar a poluição do meio ambiente que ocorre hoje e trazer qualidade de vida para a população.”

O esgoto coletado pelas redes da Sanepar será enviado para a Estação de Tratamento Belém. As obras terão início em dezembro e nas próximas semanas equipes da empresa entrarão em contato com os moradores para apresentar o cronograma dos serviços e orientar como devem ser desativadas as ligações antigas e feitas as novas e sobre a vistoria a ser feita após a conclusão do empreendimento.

Valdirene Martins da Silva Maciel

Valdir Padilha dos Santos

Márcia Kula

Galeria